[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com 755 votos dos colaboradores celetistas do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), já está eleita a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da unidade para a gestão 2011/2012. O processo eleitoral foi finalizado no último dia 29 de agosto, quando foram apurados os votos e definidos oito titulares e sete suplentes. Esses eleitos atuarão na prevenção da saúde e da integridade física do trabalhador e de todos aqueles que interagem com o hospital.

Em parceria com o Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a Cipa é constituída por 30 membros, sendo 15 representantes do empregador – indicados pela direção do hospital – e 15 representantes do empregado, eleitos nesta votação.

De acordo com a gerente do SESMT, a enfermeira Dígena Maria, para ter validade, a eleição deve ter a quantidade mínima de 50% mais um de votos dos que estão aptos a votar. “As regras são claras, a eleição é realizada uma vez por ano e a equipe eleita fiscalizará o trabalho dentro do Huse, com um papel educativo, preventivo. Os eleitos serão capacitados para que possam, por exemplo, ter conhecimento para orientar sobre os equipamentos de proteção individual que devem ser usados em um hospital”, explica. As capacitações já estão agendadas para os dias 12, 14 e 16 de setembro.

Para o coordenador administrativo do Huse, André Luís Oliveira, o principal objetivo da comissão é anunciar quais são os riscos e a vulnerabilidade do trabalhador dentro da unidade. “São ações importantes, voltadas para preservar a saúde do trabalhador, objetivando a prevenção de acidentes de trabalho e a vulnerabilidade da doença. É uma forma de dar uma condição melhor para o trabalhador desenvolver suas atividades aqui no hospital”, declara.

Um dos eleitos pelos trabalhadores foi o assistente administrativo Jhonata Avelino. “Fui incentivado pelos meus colegas de trabalho a participar da eleição. Pretendo criar e manter um elo entre trabalhadores e direção do hospital, levando as demandas internas e buscando soluções em conjunto”, promete.

Cipa

A Cipa está fundamentada na lei 6.514 de 22/12/1977 e regulamentada através da Norma Regulamentadora – NR 05 do Ministério do Trabalho e Emprego. Entre os trabalhos desenvolvidos pela comissão está, em primeiro lugar, a detecção de irregularidades que possam vir a provocar acidentes, seguida de sugestão de soluções para os casos detectados.

São garantidos aos membros titulares da CIPA benefícios como estabilidade no emprego até um ano após o termino de seu mandato, salvo condições previstas na legislação; condições para desempenhar atribuições da CIPA, que não descaracterizem suas atividades normais na empresa; vedada à transferência para outro estabelecimento sem sua concordância, ressalvado o disposto nos parágrafos 1° e 2° do artigo 469 da CLT; participar das decisões referentes à implantação de medidas preventivas relacionadas à segurança e medicina do trabalho; ser mentor nas melhorias das condições ambientais de trabalho.

Para a gestão 2011/2012 foram eleitos no Huse por ordem de quantidade de votos:

Titulares:
Edson dos Santos (Técnico em Radiologia Médica)
Jhonata Avelino da Cunha (Assistente Administrativo)
Maria Helena Dória do Nascimento (Técnica em Segurança do Trabalho)
Bárbara Rafaela Santos da Rocha (Nutricionista)
Ana Gleice Teles de Jesus (Enfermeira)
Íris Regina Carvalho Silva (Técnica em Enfermagem)
Josemara Moraes de Souza (Assistente de Enfermagem)
Bruna Henrique de Sá Oliveira Silva (Enfermeira)

Suplentes:
Elisane Resende da Silva (Enfermeira)
Sara de Andrade Santos (Assistente de Enfermagem)
Patrícia Pereira (Gerente)
Suzana Roberta do Nascimento (Assistente de Enfermagem)
Rosany Vasconcelos Leite Santos (Enfermeira)
Valdir Brito de Souza (Técnico em Enfermagem)
Gilmário Matos (Agente Operacional)

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.