[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Teve início nesta manhã, 28, no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Aracaju (Cemarh), o curso “Aprendizagem na Escola Inclusiva: Metodologia e Currículos”, promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed). O evento reuniu mais de 50 educadores e está sendo voltado para o atendimento aos alunos portadores de necessidades educativas especiais (PNEE) nas escolas de ensino fundamental. O curso propõe o desenvolvimento de atividades curriculares que estimulem a aprendizagem igualitária, ou seja, que englobem num único ambiente escolar alunos que apresentem ou não necessidades educativas especiais.

“A intenção não é apenas unificar o trabalho educativo voltado para os PNEE, mas, sobretudo, abranger alunos com alto grau de repetência ou que apresentem problemas de concentração e raciocínio”, explicou a especialista em Educação Especial, Edite Sehnem, que, ao lado da também especialista Márcia de Souza Lehmkuhl, estabelecerá novos paradigmas para o desenvolvimento de competências aplicadas para estes alunos.

Para manter associados os conteúdos práticos e teóricos, os educadores foram divididos em grupos, para desta forma, aprenderem conceitos de deficiência e dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização, além de técnicas para o manuseio de elementos educativos, como lápis, tintas e livros didáticos.

Capacitação é fundamental
A educadora da Emef. Jornalista Orlando Dantas, Ivanilde Santos, disse que o curso fornece a oportunidade de manter ativas, estratégias que visem o bem-estar social dos PNEE e é claro, de outras clientelas. Ela é responsável por cinco crianças Portadoras de Necessidades Educativas Especiais matriculadas na escola e por isso se diz interessada em participar de todas as capacitações sobre o tema.

“Através do curso é possível fornecer uma integração mais coerente entre crianças, jovens e adultos que apresentam necessidades espaciais, já que os professores envolvidos se tornarão verdadeiros conhecedores das suas aptidões, desempenhando com extrema sensibilidade o trabalho educativo”, destacou Ivanilde.

O curso “Aprendizagem na Escola Inclusiva: Metodologia e Currículos” será também realizado entre os dias 7 e 11 de março, quando será trabalhado o tema “A Escola Inclusiva Educando para a Diversidade”. A nova etapa também será desenvolvida com o apoio de conteúdos teóricos e práticos, cujas palestras serão ministradas pelas especialistas em Educação Especial Rosângela Menezes e Rita de Cássia Santos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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