[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realiza nesta quinta-feira, 17, a partir das 8h, o Encontro Estadual em Comemoração ao Bicentenário de Nascimento de Louis Braille, criador do sistema Braille para deficientes visuais. O evento é promovido por meio da Divisão de Educação Especial (Dieesp) e acontece no Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Professor Severino Uchôa.

Segundo Maria Aparecida Santos Nazário, diretora da Divisão, o encontro tem por objetivo referenciar o grande legado de Louis Braille, bem como a importância do Sistema Braille no processo de formação da pessoa com Deficiência Visual. “Durante o evento é possível a visualização de ações que expressem o conceito do Sistema Braille como sendo um sistema natural de leitura e escrita das pessoas cegas, constituindo-se em um dos maiores benefícios em prol dos cegos de todo o mundo”, explica a diretora.

Atividades

O Núcleo de Deficiência Visual vem realizando cursos presenciais de formação continuada durante todo o ano e tem como público-alvo profissionais da educação da Rede Pública Estadual de Ensino.

De acordo com Luciene dos Santos, pedagoga e coordenadora do Núcleo de Deficiência Visual da Dieesp, o apoio pedagógico às comunidades escolares situadas nos 75 municípios sergipanos que possuem alunos com deficiência visual vem obtendo resultados qualitativos que atendem às expectativas e dignificam o trabalho pedagógico e educacional desenvolvido pelo Núcleo de Deficiência Visual. “Este trabalho tem o intuito de aprimorar o atendimento especializado aos estudantes inseridos na Rede Pública Estadual de Ensino,” afirma a coordenadora.

“Com essa iniciativa, a Seed vem capacitando professores, demais profissionais da educação e comunidade, tanto em Aracaju como no interior do estado, através das Diretorias Regionais de Educação, visando à melhoria da qualidade do atendimento educacional oferecido aos alunos com deficiência visual como também facilitando sua inclusão social”, ressalta Maria Aparecida Santos Nazário.

Como surgiu Braille

O Braille é um sistema de leitura alfabético-convencional, cujos caracteres indicam-se por pontos em relevo, em que o deficiente visual distingue, por meio do tato, diferentes pontos salientes onde é possível fazer 63 combinações que podem representar letras simples e acentuadas, pontuações, algarismos, sinais algébricos e notas musicais.

Esse sistema foi inventado pelo francês Louis Braille, que perdeu a visão aos três anos de idade. Quatro anos depois,  ingressou no Instituto de Cegos de Paris. Em 1827, então com dezoito anos, tornou-se professor desse instituto. Ao ouvir falar de um sistema de pontos e buracos inventado por um oficial para ler mensagens durante a noite em lugares onde seria perigoso acender a luz, Louis Braille fez algumas adaptações no sistema de pontos em relevo.  Em 1829 ele  publicou  seu método.

Louis Braille morreu de tuberculose, em 1852, ano em que seu método foi oficialmente adotado na Europa e América.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.