CONHEÇA NOSSA LOJA!
Educação inicia capacitação de professores do programa Escola Ativa

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Começou nesta segunda-feira, 31, o I Módulo da capacitação para professores do Programa Escola Ativa. As atividades estão sendo realizadas no Delmar Hotel e contam com a participação de 220 docentes que atuam em escolar rurais. Durante cinco dias, os técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SEED) vão debater cinco temas. O treinamento, que faz parte das políticas de educação do Governo Federal e tem o objetivo de melhorar a qualidade do ensino em escolas localizadas nas áreas rurais, termina no dia 4 de abril.

A gerente de Ensino Aprendizagem da SEED, Tânia Maria Oliveira, destacou a importância da capacitação. "É um momento histórico para o programa oferecer esse curso para os professores. A partir desse treinamento, eles passam a ser orientadores e facilitadores das atividades, propiciando a relação entre os conteúdos de sala de aula e o meio social", disse. "A Escola Ativa é um processo de ensino e aprendizagem centrado no aluno", ressaltou Tânia.

Para Graça Lourdes Lira, coordenadora Executiva de Projetos Especiais, a ampliação do programa é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino. "As práticas adotadas na estratégia metodológica da Escola Ativa são baseadas na aprendizagem significativa, que prioriza a compreensão e não a memorização. Todo o trabalho visa à autonomia e valoriza a diversidade cultural e a convivência com a comunidade", falou.

Ao longo da capacitação, os participantes receberão informações sobre as práticas incorporadas sistematicamente nas classes multisseriadas, onde alunos de diversas séries estudam na mesma sala de aula. Segundo Graça Lourdes, o programa contribui com a redução da evasão, reprovação e distorção idade e série vigentes na comunidade educacional.

A previsão é que durante o ano letivo de 2008, 200 escolas, 313 professores, 5.580 alunos e 33 municípios estejam adotando o Programa Escola Ativa.

O programa

As crianças que estudam na Escola Ativa recebem livros didáticos especiais e guias de aprendizagem, próprios para o ensino modular que estimulam a auto-aprendizagem. Os livros indicam aos alunos as atividades a serem feitas dentro e fora da sala de aula, estimulando a aplicação do conhecimento em situações reais da comunidade. Já com o guia eles participam ativamente da resolução das atividades.

O programa prevê que os alunos sejam ativos e participativos no processo de construção do saber, se relacionem de forma solidária, possuam sensibilidade ecológica e exercitem a ética, a crítica e a autocrítica na construção da cidadania. Quanto aos professores, o programa pretende que eles sejam mediadores, comprometidos com a educação no campo, promovam o cultivo do afeto entres as pessoas da comunidade escolar e estejam em constante estado de saber.

O Programa Escola Ativa também está aberto à presença e participação dos pais e dos demais integrantes da comunidade escolar. De acordo com a proposta, os alunos devem ser estimulados a fazerem exercícios, buscando informações e elaborando exemplos relacionados ao seu cotidiano e à realidade de sua comunidade.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados