CONHEÇA NOSSA LOJA!
Educação e Saúde realizam V Mostra Estadual do PSE

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizaram nesta quinta-feira, 31, a V Mostra do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento, que  teve início às 8h e prosseguiu até às 16h30, ocorreu no auditório do Clube do Banese e contou com a participação de cerca de 300 profissionais da Educação e da Saúde, além de alunos de escolas públicas estaduais e municipais.
 
Ao longo de todo o dia foram realizados debates, exposições, mesas-redondas, oficinas, entre outras atividades, sobre temas como Aids, drogas e gravidez na adolescência. “A gente vem realizando o ano inteiro essas atividades. Agora é o momento de socializar essas experiências e mostrar que essas temáticas estão presentes no cotidiano das escolas e devem ser discutidas de forma contínua”, disse o coordenador do PSE pela Seed,  professor Roosevelt Costa.
 
O professor Manuel do Prado, que representou a Secretaria de Estado da Educação,  destacou a importância do evento. “Entendemos que essa mostra, realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde,  é de grande importância na medida em que o desenvolvimento de políticas intersetoriais tenham como palco a escola e  como objetivo superar níveis de vulnerabilidade social em que vivem muitos estudantes. Essas ações são  fundamentais para a execução satisfatória do projeto educacional da Seed, disse Manuel.
 
Divulgando ações
 
Durante o evento, professores e alunos de diversas escolas puderam divulgar ações do PSE desenvolvidas em suas unidades escolares. A professora Conceição Almeida, da Escola Estadual Dom Mário Rino Sivieri, de Lagarto, apresentou o trabalho intitulado Um novo olhar sobre a interação entre educação e saúde. “Durante todo o ano letivo organizamos palestras abordando temas como DST/Aids, álcool e drogas, bullying, dentre outros temas. Buscamos, por meio de manifestações artísticas, alertar e conscientizar o jovem sobre assuntos de fundamental relevância para sua saúde física e mental”, disse a professora.
 
Os alunos do Dom Mário Rino Sivieri participam ativamente de todas as ações da escola. Thaís dos Santos, aluna do 3º ano do ensino médio, participou da apresentação da paródia que orienta o jovem a se prevenir em relação a doenças sexualmente transmissíveis e uso de drogas. “Com essa apresentação fomos vencedores do 7º Festival de Paródia do PSE e tivemos nossa canção gravada em CD. Através da música, que tem o poder de mexer com a gente, damos informações e orientações ao jovem dos riscos que as drogas trazem e as maneiras de prevenção em relação às doenças venéreas e gravidez precoce. Todos aprovaram nossa iniciativa”, disse a aluna.
 
A professora Elizabete Gomes, do Colégio Estadual João Batista Nascimento, localizado em Nossa Senhora do Socorro, também divulgou os trabalhos realizados na escola. “Fazemos rodas de debate, exibição de filmes; desenvolvemos trabalhos voltados para alunas intitulado Bate-papo com as meninas. O resultado é satisfatório, pois muitos ex-alunos ainda nos procuram solicitando orientações e dirimindo dúvidas. É uma prova do êxito do PSE em nossa comunidade”, revelou a professora.
 
Ação conjunta
 
Luciana Boaventura, coordenadora do PSE pela Secretaria de Estado da Saúde, destacou a importância da ação conjunta realizada pelas secretarias. “O Programa Saúde na Escola utiliza o espaço escolar como um equipamento social de promoção à saúde, e estamos bem satisfeitos com o resultado.  No início do PSE, em 2008, atendíamos a escolas de 18 municípios. Atualmente contamos com a adesão de 73 municípios. Essa adesão é fruto de um trabalho bem-sucedido dessa parceria SES e Seed”, disse a coordenadora.
 
Programação
 
Pela manhã foi apresentado um vídeo de todas as ações do PSE, em seguida foram realizados debates e apresentação de trabalhos desenvolvidos nas escolas.  Pala tarde, a partir das 13h30, a programação continuou com a exposição de banners. Em seguida, houve uma série de exposições e trocas de experiências sobre diversos temas. Durante todo o dia, uma unidade móvel da Secretaria de Estado da Saúde realizou exames de sífiles e HIV.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados