CONHEÇA NOSSA LOJA!
Divina Pastora realiza a IV Conferência Municipal de Meio Ambiente

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) vem apoiando a realização das Conferências de Meio Ambiente que estão sendo realizadas no estado. Na sua 4ª edição, as conferências tem o desafio de debater uma das principais preocupações ambientais do Brasil: geração e tratamento de resíduos sólidos. Nesse sentido, na manhã desta terça-feira, 30, o município de Divina Pastora realizou a IV Conferência Municipal de Meio Ambiente.

O evento é fruto de uma demanda do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que mobiliza o país para a realização da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), a ser realizada no período de 24 a 27 de outubro desse ano. As conferências estão sendo realizadas em três etapas: municipal, regional e estadual.

Participaram da conferência municipal, cidadãos do município, ONG’s, sociedade civil, empresas, autoridades municipais, estudantes, professores, entre outros participantes.  Para o prefeito da cidade, Sylvio Cardoso, os resíduos sólidos devem ser uma preocupação de todos.

“Estamos tratando de uma das coisas que mais poluem o meio ambiente e deve ser uma preocupação dos gestores garantir a saúde da população. Não depositamos mais o lixo no lixão da cidade, temporariamente, hoje, ele vai para um destino final, mas já estamos inseridos no consórcio público de saneamento básico do Agreste Central, uma iniciativa feita junto a outros municípios”, salientou.

A superintendente de Desenvolvimento Sustentável da Semarh, Fátima Maynard, que durante evento representou o secretário Genival Nunes, compartilhou importantes cenários trazidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.

“Todo o resíduo gerado vinha sendo lançado em lixões como rejeito, sem contornos que valorizassem o homem e o meio ambiente. A política nacional trouxe um novo olhar sobre os resíduos sólidos, o que gera emprego e renda para o catador, que separa o lixo reciclável e o reutilizável do rejeito”, destacou Fátima Maynard.

Antes de iniciar as discussões em cima dos Eixos Temáticos que irão nortear as discussões da 4ª CNMA (Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental), as instruções sobre a forma como a conferência seria desenvolvida (metodologia) foi destacada aos participantes pela secretária executiva das conferências em Sergipe, Vera Cardoso.

Segundo explicou a secretária, cada eixo tratado será conduzido por um facilitador e um relator, e serão retiradas  até 20 propostas, totalizando 80.

“Sistematizadas, iremos retirar de cada eixo cinco demandas. Elas serão encaminhadas para as Regionais, em seguida, discutidas na Conferência Estadual. Após a sistematização ampliada das propostas, as contribuições serão levadas para   a conferência nacional, que ocorrerá em Brasília”, explicou.

Escolha de Delegados

O processo das Conferências Municipais e Regionais debate as questões locais e elegem delegados para a etapa estadual da conferência, representando assim a sua região. Já nos estados, debatem questões locais e nacionais elegendo delegados para a etapa Nacional. As representações estaduais devem ser integradas, proporcionalmente, por representantes da sociedade civil (50%), sendo 10% destinados às comunidades tradicionais, povos indígenas e empresariado (30%) e governos (20%). Sergipe levará para a CNMA, em Brasília, o total de 30 delegados, eleitos durante as realizações das conferências no estado.

O prazo para a realização das Conferências Municipais vai até o mês de agosto.  Posteriormente, os estados devem promover as estaduais, até setembro. Em Sergipe, a 4ª Conferência Estadual irá ocorrer no dia 03 de setembro. A Conferência Nacional, em Brasília, será entre os dias 24 a 27 de outubro.  As datas das conferências Municipais e Regionais que irão ocorrer em Sergipe poderão ser obtidas através do site da Semarh: www.semarh.se.gov.br

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados