[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A diretora de Turismo da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Tanit Bezerra, integrou na tarde de ontem, sexta-feira, a mesa de debates com o tema ´Políticas de Turismo e Políticas Públicas´, realizada no auditório da Estação UFS. A mesa encerra a oficina ´Museus e Turismo´, promovida pelo Museu do Homem Sergipano (MUHSE), em parceria com o Departamento de Museu (Demu) do Ministério de Cultura (MinC), além do apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

Em sua palestra, Tanit destacou os eventos culturais promovidos pela PMA que são atrativos para o turista, desde Reveillon, seguindo pelo Projeto Verão, Carnaju e coroando com o Forró Caju, festa consolidada no calendário turístico do Brasil. Sobre o tema central da oficina, ´Museu e Turismo´, a diretora de Turismo ressaltou o projeto ´Museu de Rua´, mantido pela Funcaju na Ponte do Imperador e na Praça de Bandeira. “Nosso objetivo é aproximar os cidadãos e os turistas da história da cidade, revelar os monumentos, a arquitetura, os símbolos e a identidade cultural do nosso povo”, comentou Tanit Bezerra.

A diretora do MUHSE, Terezinha Oliva, fez um balanço positivo sobre o evento. “A participação do público foi excelente e, como resultado, foi elaborado um documento assinado por todos os 115 inscritos, apontando rumos para inserir os museus no roteiro turístico do Estado”, conta Terezinha. “Esse evento não poderia ser realizado sem o apoio da Prefeitura de Aracaju, através da Funcaju, e do Departamento de Museus do Minc. Sem falar da condução eficiente e simpática de Tânia Omena, que ministrou os trabalhos da oficina”, analisa a diretora.

O evento também agradou os 12 participantes da Funcaju, toda a equipe do Museu do Homem Sergipano e estudantes das áreas de Turismo e Museologia. Como foi o caso da estudante de Ecoturismo Arlouise Souza, que qualificou a oficina como “fundamental” para os rumos turísticos do Estado. “O Turismo Cultural é uma fatia importante do mercado e por isso é imprescindível entender a importância dos museus nesse contexto”, observou a estudante.

A oficina ´Museus e Turismo´ contou com uma carga de 20 horas distribuídas entre aulas e trabalhos práticos. O foco foi o turismo como fenômeno espacial, econômico e as políticas públicas para a área, além da inserção com o turismo cultural, daí a participação dos museus.

Veja mais

Prefeitura de Aracaju apóia oficina ´Museus e Turismo´[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.