[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Neste sábado, dia 1º de outubro, é comemorado o dia nacional de Doação de Leite Humano. Em Sergipe, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com o Banco de Leite Humano (BHL) Marly Sarney, que funciona em Anexo à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), gerida pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), promove uma campanha de doação do leite materno para atender principalmente às crianças prematuras nascidas na maternidade.
 
Segundo a Organização Mundial de Saúde o leite materno é fundamental para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida, por ser um alimento completo. Além disso, o leite materno promove o crescimento de anticorpos e combate infecções comuns na infância. De acordo com dados da Rede Brasileira de Bancos de Leite, desde janeiro deste ano até setembro, já foram coletados mais de 90 mil litros.
 
A gerente do banco de leite, a enfermeira Hélia Carla Agapito, fala sobre o evento a ser realizado nesta sexta,-feira, no mini-auditório da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. “Vamos antecipar a comemoração para o dia 30 de setembro, já que o dia 1º cai em um sábado. Vamos fazer um evento com as mães que estão sendo assistidas na instituição porque são mães que estão com seus bebês prematuros e são doadoras do leite. Esse leite vai para o nosso banco e a gente pasteuriza. Em seguida, retorna para alimentar os bebês prematuros que estão na UTI Neonatal da maternidade”, revelou.
 
Doação
 
A responsável pelo banco de leite afirma que as mães de recém-nascidos que produzam excesso de leite estão aptas a doar. “Nós sempre precisamos de doação. No mês passado conseguimos ter uma produção acima de 100 litros de leite pasteurizado, e isso é muito importante para nós porque quanto maior esse estoque, maior é a distribuição e a conseguimos atender as UTIs Neonatais que não se concentram apenas para a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, mas em outros hospitais do estado. Quanto maior é o nosso estoque, maior a nossa condição de distribuição”, destacou.
 
Para doar, a mãe deve trazer o cartão da gestante ou os exames de pré-natal se vier da rede privada. Depois, é feita toda a avaliação e a mãe aprende a ordenhar e retirar o leite. Para isso, é fornecido todo o material necessário e também marcada uma data para que a equipe vá a casa dela para buscar o excedente que ela retira da mama.
 
Campanha mundial

 
O Brasil lidera uma campanha mundial para a doação do leite materno humano. Os 24 países presentes no I Congresso Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, realizado entre os dias 28 e 30 de setembro deste ano na capital federal, assinaram a Carta de Brasília 2010, que institui o Dia Internacional de Doação de Leite Humano em 19 de maio, com o objetivo de unificar as mobilizações na América do Sul, América Central, Europa e África.

“O Brasil lançou a campanha mundial de doação de leite humano e nós estaremos comemorando em 19 de maio de 2012 o primeiro ano que será mundial, ou seja, vários países estarão nessa data também fazendo suas campanhas para a doação de leite humano”, disse Hélia Carla.
 
Banco de Leite
 
O Banco de Leite Marly Sarney é referência do estado de Sergipe para aleitamento materno, oferecendo atendimento ao público quanto a orientações sobre amamentação, pasteurização e distribuição do leite coletado para as Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTINs) das maternidades. O banco fica localizado na Rua Recife, s/n no bairro José Conrado de Araújo. O horário de funcionamento do BLH é das 7h às 19h de segunda às sextas-feiras e o telefone de contato é o (79) 3226-6335 ou 3226-6337.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.