[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O mês de novembro de 2012 foi fechado com a conquista de um importante reconhecimento para a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). No último dia 26, a empresa recebeu, em São Paulo, o Prêmio Chico Mendes pelo programa ‘Educação Ambiental para Uso Racional da Água e Preservação do Meio Ambiente’. De 200 organizações inscritas em todo o País para concorrer à certificação, apenas 50 tiveram a atuação socioambiental aprovada.

Para o diretor-presidente da Deso, Antônio Sérgio Ferrari Vargas, a premiação demonstra que a Companhia está no caminho certo para se tornar ambientalmente responsável e ajudar a construir um Estado melhor para os sergipanos. “O primeiro passo foi dado. O reconhecimento pelo desempenho da gestão socioambiental mostra que existe um engajamento da Deso em cumprir o dever de preservar o meio ambiente, além de proteger o futuro das próximas gerações”, considera.

O programa desenvolvido pela empresa, que em 2012 ganhou o mérito, é apenas parte de um universo dentro da Companhia que se organiza para adotar práticas, atitudes e comportamentos que melhorem a função ambiental. Desde 1989, a Gestão de Sistema Ambiental (GSA) – célula da Deso envolvida com a mobilização social, trabalha desenvolvendo ações para conscientizar a população a promover e incentivar a sustentabilidade.

Aprovação

Todo o avanço do programa é movido por palestras, visitas técnicas às estações de tratamento de água e de esgoto, elaboração de projetos socioambientais, seminários, oficinas, feiras de saúde e ciências, teatro, além de cursos de Educação Ambiental (EA), eventos temáticos e cursos de capacitação.

Para alcançar a premiação, o Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes avaliou o programa inscrito pela Deso através de um processo criterioso. O parecer técnico, utilizado no processo de certificação e premiação, fornece às instituições uma análise da gestão socioambiental implantada na empresa, proporcionando ainda possíveis recomendações para melhoramentos e adequação à legislação brasileira.

“A conquista representa o reconhecimento do trabalho realizado pelos técnicos que compõem a Gestão Socioambiental e por todos os técnicos da Deso que apoiam e contribuem para a concretização de nossas ações pautadas nos princípios e objetivos da Educação Ambiental, com vistas à construção de valores que resultem em atitudes sustentáveis no cotidiano da população”, pontua a gestora do Sistema Ambiental, Laura Matos Valadares.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.