CONHEÇA NOSSA LOJA!
Deso discute aplicação de recursos do Projeto Águas de Sergipe

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Durante reunião realizada nesta quinta-feira, 31, com representantes do Banco Mundial (Bird), a diretoria executiva da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) discutiu a aplicação de recursos do Projeto Água de Sergipe na melhoria do acesso a água de qualidade e tratamento de esgoto. A instituição financeira internacional dispõe de U$ 36,7 milhões para os projetos que envolvem infraestrutura urbana, saneamento básico e controle de poluição. Entre os investimentos priorizados estão a implantação de esgotamento sanitário nos municípios de Itabaiana e de Nossa Senhora das Dores.

A execução do plano do Governo do Estado de revitalização do rio Sergipe prevê o aumento da disponibilidade de água tratada e a construção de sistemas de esgoto para habitantes de áreas urbanas e rurais da bacia hidrográfica. O diretor-presidente da Deso, Antônio Sérgio Ferrari Vargas, explica que o ciclo de investimentos em saneamento básico permite diminuir significativamente o índice de poluição no manancial, isso porque a água residual será tratada antes de ser devolvida à natureza.

Os dois municípios, Nossa Senhora das Dores e Itabaiana, estão inseridos na área da bacia do rio Sergipe e serão priorizados com a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgotos domésticos. Além disso, os recursos também serão aplicados na recuperação do sistema de automação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Itabaiana. “O investimento em melhoria estrutural vai garantir um ganho na eficiência e controle operacional do abastecimento de água para a população”, destaca Sérgio Ferrari.

O cronograma de implementação executado pela Deso através do Projeto Águas de Sergipe abrange ainda a realização de um diagnóstico e a implantação do Programa de Combate de Perdas no município de Divina Pastora, pertencente à bacia. O estudo e a execução de ações voltadas para o controle de perdas visam otimizar o uso da água na região. O assunto foi discutido com o especialista sênior em água e saneamento do Banco Mundial, Marcos Thadeu Abicalil.

Investimentos

A soma de U$ 36,7 milhões faz parte de um montante de U$ 83 milhões liberados pela instituição internacional para fortalecimento de políticas para a gestão integrada dos recursos hídricos e meio ambiente do Governo do Estado de Sergipe. A outra fatia do recurso vem sendo aplicada como contrapartida nas obras de esgotamento sanitário das cidades da Barra de Coqueiros, de Nossa Senhora do Socorro, Aracaju e São Cristóvão.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados