[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Para garantir a assistência aos pacientes que procuram os hospitais da rede pública com quadro clínico de suspeita de dengue, o Governo de Sergipe já abriu mais de 300 leitos de hidratação na capital e no interior do Estado. Só no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), já chega a 105 o total de leitos de hidratação e observação habilitados para o atendimento. Para garantir a operacionalidade desses espaços, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) também iniciou o processo de contratação emergencial de 102 médicos e enfermeiros.

Cerca de 200 leitos estão distribuídos nos hospitais do interior, nas cidades de Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Ribeirópolis, Nossa Senhora do Socorro, Neópolis, Carira, Boquim, Canindé do São Francisco, Lagarto, Itabaianinha, Laranjeiras, Simão Dias, Maruim e Tobias Barreto. A medida faz parte do elenco de ações que o Estado vem adotando para assegurar de forma emergencial o atendimento pleno aos pacientes.

De acordo com secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, a articulação do Governo com os municípios sergipanos está surtindo efeito. "A parceria proposta aos municípios e a mobilização realizada pelo Estado e prefeituras já têm diminuído consideravelmente a pressão no HUSE e em outras unidades hospitalares do interior. Já é perceptível a redução da demanda. Isso consolida o trabalho que estamos fazendo e a parceria com as prefeituras", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho.

A capacitação de profissionais das redes pública e privada, contratação temporária de enfermeiros, distribuição de mais de 15 mil kits de hidratação para todos os municípios e a convocação de 102 médicos são algumas das ações do Governo para reforçar o combate à dengue. Também foi estendido para os sábados o funcionamento do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) e intensificada a realização de exames de sorologia e virologia através do Laboratório Central de Saúde Pública.

Além dessas medidas, o Estado ainda está investindo R$ 641.786,45 para apoiar as ações dos municípios no combate à doença. A verba está incrementando em 20% o pagamento dos cinco mil agentes de saúde e de endemias nas cidades, viabilizando o aluguel de um veículo por cidade, e pagamento de despesas com combustível, limpeza de focos do mosquito da dengue e compra de telas para proteção de reservatórios de água.

HUSE

Os 40 novos leitos de hidratação ativados na terça-feira, 29, no Hospital de Urgência de Sergipe, foram implantados no antigo Centro de Trauma. A ala é destinada ao atendimento exclusivo de pacientes adultos com  dengue. Para ativar o espaço, as diretorias clínica, médica e de enfermagem redefiniram as escalas de plantão e detalhes da  estrutura mínima necessária para operacionalizar a unidade. Esta passou a dispor de equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, além de assistentes sociais e pessoal de apoio, profissionais que estão se revezando em três turnos para garantir o atendimento 24 horas por dia.

Desde o início do mês, por conta do surto epidêmico de dengue, o HUSE praticamente quadruplicou a média diária de atendimentos. "No Pronto Socorro Infantil, por exemplo, onde eram atendidas cerca de 50 crianças diariamente, já chegamos a atender mais de 200 num só dia", disse Josias Dantas Passos, diretor-geral do HUSE. Ele acrescentou que o aumento cria algumas dificuldades momentâneas na prestação do serviço. No entanto, o atendimento não deixa de ser realizado.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.