CONHEÇA NOSSA LOJA!
Déda prestigia entrega de título de cidadão sergipano ao gerente da BR

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Saído da pequena cidade de Três de Maio, no Rio Grande do Sul, Eugênio Dezen chegou a Sergipe em 1981 para assumir o cargo de geólogo da Petrobras. Na empresa estatal, Dezen construiu uma sólida trajetória, participou de movimentos sindicais até que em 2003 foi nomeado pelo então presidente da Petrobras, hoje presidente da BR Distribuidora, José Eduardo Dutra, como gerente geral da Unidade de Negócio de Exploração e Produção de Sergipe e Alagoas.

Nesta segunda-feira, 11, o gaúcho recebeu o título de cidadão sergipano em sessão especial na Assembléia Legislativa de Sergipe. O título veio coincidentemente no dia em que o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, anunciou nacionalmente um lucro recorde de R$ 8.783 bilhões no segundo trimestre de 2008. Esse valor representa uma alta de 29% em relação ao resultado registrado há um ano, R$ 6,8 bilhões.

Entre os que prestigiaram a entrega do título estava o governador do Estado, Marcelo Déda, que destacou a contribuição de Eugênio Dezen para o desenvolvimento da Petrobras e de Sergipe. "A Petrobras nos últimos seis anos tem vivido uma nova fase e Eugênio Dezen é um dos principais responsáveis por esse período. Dentro da Petrobras, ele tem liderado o processo de retomada dos investimentos da empresa em nosso estado. Nós temos testemunhado a ampliação dos investimentos, o aumento do pessoal contratado diretamente da Petrobras e de empresas prestadoras de serviço, a recuperação dos chamados poços maduros e a descobertas de novos poços, como é o caso de Piranema", enumerou Marcelo Déda.

Sob a gerência de Dezen, a Petrobras aumentou o volume de investimento e geração de empregos em Sergipe. Quando assumiu, a produção de barris de petróleo era de 46 mil por ano, atualmente esse passou 64 mil barris. A estatal empregava 1.500 empregados próprios, hoje são 2.600. Os contratados subiram de 4.000 pessoas para 12.000. Outro número que merece destaque é o valor dos recursos investidos. Entre 1998 e 2002, o montante era de 70 milhões de dólaresaplicados na unidade da empresa em Sergipe. Para 2008, esse valor já é de 720 milhões de dólares. No próximo ano, já estão destinados 890 milhões de dólares e em 2010, Sergipe receberá 1,4 bilhão de dólares.

"Apaixonado pelo seu trabalho, este gaúcho dedicou boa parte de sua vida à empresa, fez da sua posição na Petrobras um instrumento a favor do crescimento da estatal que pertence a todos nós brasileiros, mas também um instrumento a favor do desenvolvimento do Estado de Sergipe. Na sua gestão, houve uma maior contribuição de royalties e recolhimento de tributos que viabilizaram importantes investimentos no Estado de Sergipe", destacou Marcelo Déda.

Título

Formado em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), o novo cidadão sergipano falou sobre a sua trajetória. "Quando cheguei a Sergipe não sabia ao certo o que seria de mim aqui. Não foi fácil deixar a minha terra, meus pais e meus quatro irmãos. Mas o sonho de pertencer ao quadro de geólogo da Petrobras, comum à maioria dos universitários, me renovou as forças. Com a experiência que só o tempo nos fornece, compreendi que fui agraciado duplamente: consegui estar na Petrobras e fui movido para Sergipe, onde completei minha formação como profissional e como ser humano", afirmou.

Dezen ainda elogiou o momento pelo qual passa Sergipe. "Sergipe hoje se desponta no cenário nacional como um dos grandes potenciais em termos de gestão pública, de oportunidade e de desenvolvimento e de expressão da cidadania. Por isso, neste momento especial em que me torno de direito um cidadão sergipano, pois de fato já sou desde que construí minha família sergipana, eu quero agradecer a Petrobras a oportunidade de exercer aqui as minhas atividades e consolidar meu aprendizado pessoal e profissional".

O presidente da Assembléia Legislativa, Ulices Andrade, encerrou a solenidade destacando o papel da Petrobras em Sergipe. "Sergipe hoje tem um dos melhores IDH’s do Nordeste, Aracaju é hoje a capital com melhor qualidade de vida do país. Esses índices contam, com certeza, com a ajuda da Petrobras", finalizou.

Presenças

Além de deputados estaduais e vereadores de Aracaju, participaram da solenidade o deputado federal Jackson Barreto, o presidente da Câmara de Vereadores da capital, Sérgio Góes, os secretários de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, do Meio Ambiente, Márcio Macedo, da Cultura, Luiz Alberto, do Desenvolvimento Econômico, Jorge Santana, de Transporte e Assuntos Metropolitanos, Bosco Mendonça, e da Coordenação Política, Jorge Araújo.

Também estiveram presentes os reitores da Universidade Federal de Sergipe, Josué dos Passos Sobrinho, e da Universidade Tiradentes, Joubert Uchôa, o vice-presidente da OAB-SE, Valmir Macedo, o comandante da Capitania dos Portos de Sergipe, capitão de fragata Vanley Monteiro, o gerente-geral da Fafen, Rosildo Silva, e vários gerentes da estatal.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados