[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O município de Nossa Senhora do Socorro já sente esquentar o clima de forró. Uma das festas mais tradicionais do estado e símbolo do ciclo junino com reconhecimento nacional, o Forró Siri teve a sua abertura na noite desta sexta-feira, 28. Mais de 100 mil pessoas compareceram à grande festa. Dentre os forrozeiros, estava o governador Marcelo Déda, que ao lado do ministro do Esporte, Orlando Silva, e do prefeito cidade, Fábio Henrique, prestigiou o evento.

Mesmo depois de uma extensa agenda com assinaturas de ordens de serviço pela capital e interior, Déda fez questão de comparecer ao Forró Siri e transmitir o seu carinho aos presentes. Assim que chegou, cumprimentou o público e foi reciprocamente saudado. Em clima descontraído, o governador viu subir ao palco a banda sergipana Calcinha Preta, grande atração da noite.

“Eu não poderia deixar de vir aqui em Nossa Senhora do Socorro transmitir os votos de muita alegria para os forrozeiros. O São Pedro da cidade já se transformou em um dos grandes eventos do mês junino. Ele acontece na Grande Aracaju e por isso tem influência sobre todo o entorno da capital, movimentando inclusive a economia. Sem dúvidas, é um evento de muita força e que faço questão de prestigiar. A Prefeitura de Socorro está de parabéns por não apenas manter, mas também por potencializar essa marca registrada”, afirmou o governador.

O ministro do Esporte, Orlando Silva, ficou encantado com o que viu. “Feliz, mas sobretudo impressionado com a força do forró sergipano. A festa está linda e a população consegue brincar de forma tranquila. Se essa é uma das comemorações que abrem os festejos juninos sergipanos, eu imagino que muita coisa boa vem pela frente”, disse, entusiasmado.

Incentivo

O Governo do Estado tem como pauta de atuação a valorização de eventos que promovem a cultura. O ciclo junino é uma das mais exemplares manifestações que evidenciam não apenas as raízes do povo sergipano, mas também o incentivo que a atual gestão disponibiliza para a ocorrência de eventos desse tipo. Com o Forró Siri não foi diferente.

“O Governo do Estado considera o Forró Siri como importante não apenas para Nossa Senhora do Socorro, mas para todo o Sergipe. Por isso, não negamos em fornecer o suporte e estamos apoiando financeiramente o evento com Banco do Estado de Sergipe (Banese) e o Fundo de Patrocínio”, exemplificou o governador.

De acordo com prefeito da cidade, Fábio Henrique, a ajuda foi fundamental para que o Forró Siri continue a ser destaque local, regional e nacional. “A crítica brasileira já contemplou o nosso evento com vários prêmios. E o Governo do Estado também é responsável por isso. Se não fosse o governador Marcelo Déda, o Forró Siri dificilmente aconteceria”, pontuou o prefeito.

 A festa

A primeira edição do Forró Siri aconteceu em 1993 e foi ganhando dimensão ao longo dos anos. O formato mudou, mas o nome de batismo permanece o mesmo, em alusão à vegetação de mangue e à ida de catadores do crustáceo para a região onde a festa acontece.

Na edição 2010, o evento terá continuidade no Dia do São João, quando o Parque dos Faróis vai sediar o festejo. Já entre 25 e 28 de junho, o Forró Siri segue para o Complexo Taiçoca.

Investimentos

Além do incentivo e promoção à cultura local com o Forró Siri, o Estado de Sergipe tem realizado uma série de obras impactantes com benefícios diretos para a população socorrense. Nesta semana, por exemplo, o Governo do Estado levou duas grandes boas notícias a Nossa Senhora do Socorro.

Com a parceria da Caixa através do Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, o governador Marcelo Déda assinou contrato para a construção de unidades habitacionais no conjunto Marcos Freire III. Déda também anunciou, durante abertura da 2ª Feira da Indústria e Inovação Tecnológica (Fitec), que Socorro está entre os 14 municípios beneficiados com a instalação de novas indústrias, em uma ação que vai gerar mais emprego e renda para a comunidade local.

A novidade mais recente é a realização de um antigo sonho da população de Nossa Senhora do Socorro: a construção de um ginásio coberto na sede do munícipio. A obra vai integrar o programa Sergipe Cidades.

Presenças

Também acompanharam o governador Marcelo Déda na abertura do Forró Siri: o deputado federal, Jackson Barreto; o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; o deputado federal Albano Franco; o senador Antônio Carlos Valadares; o ex-prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Zé Franco; o deputado federal Eduardo Amorim; o deputado federal Valadares Filho; o deputado estadual Adelson Barreto; dentre outras autoridades e personalidades.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.