[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, participou nesta sexta-feira, 30, da entrega da mais alta condecoração concedida pelo município de Aracaju, a Medalha de Ordem do Mérito Serigy. A entrega foi feita pelo prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, a 24 personalidades sergipanas, entre servidores públicos, desembargadores, jornalistas, empresários, políticos, historiadores, estudantes e profissionais de vários campos de atuação. Entre os homenageados desse ano estão a primeira dama do Estado, Eliane Aquino, e o vice-governador Belivaldo Chagas.

A solenidade, realizada no auditório do Tribunal de Justiça do Estado, no Centro de Aracaju, compreendeu também a entrega da Medalha Cultural Ignácio Barbosa, uma homenagem aos que prestam serviços na área da cultura ao povo do município.

Uma das homenageadas da noite, a primeira dama se disse orgulhosa com a lembrança. "Sinto-me muito honrada, principalmente vindo de um prefeito tão querido e especial para mim quanto Edvaldo Nogueira. Temos consciência de que ainda há muito trabalho a fazer, tanto no Estado quanto no município, mas fazer parte desse processo de transformação representa uma satisfação muito grande", afirmou Eliane Aquino.

O sentimento de orgulho também foi compartilhado pelo vice-governador Belivaldo Chagas. "Fico feliz e satisfeito porque não deixa de ser uma forma de reconhecimento pela minha trajetória. Estive como deputado estadual por 16 anos, já fui secretário de Estado na época do governador Valadares e agora, como vice, recebo essa importante medalha", declarou.

De acordo com o governador, a entrega é uma forma de reconhecer os serviços de relevância prestados por esses profissionais à cidade.

"Essa festa é uma das tradições mais bonitas de Aracaju. Nesse momento, a cidade homenageia pessoas que contribuíram para o seu desenvolvimento, que oferecem com seu trabalho o apoio para que a vida aqui tenha mais qualidade, alegria e esperança", comentou o governador.

Responsável pela condecoração de cada um dos escolhidos, o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira lembrou que a entrega das medalhas é um dos momentos mais marcantes no calendário de eventos da cidade.

"É sempre uma grande emoção realizar essa homenagem para aqueles que lutam por Aracaju, principalmente hoje em que ela é reconhecida como a cidade com melhor qualidade de vida do país. Tenho orgulho de ser prefeito e de poder retribuir com essa homenagem aqueles que muito fizeram pelo município", disse.

História

A Ordem do Mérito foi batizada com o nome do cacique Serigy, que se destacou na luta pela resistência à conquista portuguesa. Ao longo de 35 anos de história, a medalha já brilhou no peito de mais de 300 personalidades, entre elas o governador Marcelo Déda.

Esse ano, receberam a ordem do mérito Serigy: Luis Roberto Aragão Lobão – Jurinha Lobão (Post Mortem); Luiz Roberto Dantas de Santana (gerente de Comunicação da Petrobras); Gilvando Fontes Hora (Jornalista); Dânia Soraia Matos de Araújo (Jornalista); Marcos Antônio Araújo Cardoso (Jornalista); Yolanda Oliveira Santos (Assistente Social da PMA – Semasc); Maria Luiza de Jesus (Servente PMA); Anízio Dário Andrade (Post Mortem); José Alexandre Felizola Diniz (Professor Dr.) ; Carlos Alberto Sobral Souza (Conselheiro do Tribunal de Contas); Claudio Dinart Déda Chagas (Desembargador); Eliane Aquino Custódio (Primeira-Dama do estado); José Hamilton Maciel Silva (Médico); Maria Aparecida Santos Gama da Silva (Desembargadora); Zulmira Freire Rezende (Médica); Belivaldo Chagas Silva (vice-governador); Dilma Vana Rousseff (ministra da Casa Civil); José Antônio Moura Bomfim (empresário); Luciano Franco Barreto (empresário); Lucivalda dos Santos (Professora); Maria de Lourdes Cardoso Gouveia (Professora); Saumíneo da Silva Nascimento (Economista); Valdir de Freitas Dantas (Post Mortem); Walter do Prado Franco Sobrinho (empresário).

Cultura

Já a Medalha Cultural Ignácio Barbosa foi entregue a oito personalidades: a atriz Diane Veloso de Araújo; o escritor e secretário de Comunicação Social de Aracaju, Carlos Roberto da Silva (Cauê); o mestre Fernando Lins Carvalho; o jornalista e professor Gilberto Franscisco dos Santos; o maestro Joel Magalhães do Nascimento; o ator Lindolfo Alves do Amaral Filho; o artista plástico Luís Fernando Cajueiro dos Santos; além da Sociedade de Estudos Múltiplos, Ecológica e de Artes (Sociedade Semear).

Também compareceram à solenidade os desembargadores Netônio Bezerra, Roberto Porto e Edson Ulisses, o controlador-geral do Estado, Adinelson Alves, o secretário municipal de Governo, Bosco Rollemberg, a deputada estadual Tânia Soares, o presidente da Câmara de Vereadores do município de Aracaju, Sérgio Góes, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Reginaldo Moura, e o secretário adjunto de Cultura, Marcelo Rangel.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.