[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Um terreno doado pelo Governo do Estado permitiu que a Prefeitura Municipal de Aracaju investisse R$ 580.317,05 na construção de uma praça com 7.468 m² em pleno bairro Jardins. Denominado de Praça Missionária Zilda Arns, o novo espaço de lazer e interação dos aracajuanos fica entre a Alameda Antônio de Pádua Araújo e a avenida Sílvio Teixeira. Sua inauguração aconteceu na manhã desta quinta-feira 1º, com o governador Marcelo Déda e o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.

Além de parque infantil e dos calçadões para caminhada, a nova praça é a primeira em Aracaju a dispor de equipamentos de ginástica específicos para idosos. O espaço também possui itens de acessibilidade para garantir a inclusão das pessoas com dificuldades de locomoção, rompendo com o passado em que escuridão e matagal tomavam conta da área.

Durante a solenidade de inauguração, o governador Marcelo Déda ressaltou a importância da contribuição do Governo do Estado. “É uma colaboração que não tem preço. Sabemos que um terreno como esse, em pleno Jardins, é bastante caro. Mas para o Governo do Estado não se mede um espaço de terra pelo seu valor financeiro, e sim pelo destino cidadão que a ele será manifestado”, afirmou Déda.

O governador ficou impressionado com a beleza da praça. “O prefeito Edvaldo e eu combinamos que o melhor destino para aquele terreno baldio antes existente seria a construção de uma praça. Mas ela superou minhas expectativas. É uma das praças mais bonitas que eu já vi em minha vida, que enche de orgulho o Governo do Estado por ser colaborador”, sentenciou, ao lembrar que o projeto de urbanização e humanização foi iniciado desde a época em que era prefeito da capital.

A sintonia entre os poderes públicos estadual e municipal, permitindo a construção da praça, foi lembrada pelo prefeito Edvaldo Nogueira. “Com a expansão do Jardins, as áreas verdes foram desprestigiadas. A gente queria criar e expandir espaços de lazer, mas não tínhamos um lugar onde crianças, adultos e idosos pudessem conviver. Buscamos a alternativa e ela só foi possível graças ao terreno doado pelo Governo do Estado”, comentou o prefeito.

Homenageada

Médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns Neumann foi a fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa – ambos organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em janeiro deste ano, estava em Porto Príncipe, capital do Haiti, onde participava de mais uma missão humanitária, quando foi vitimada pelo terremoto que matou milhares de pessoas em todo o país.

Zilda nasceu em Forquilhinha, no Estado de Santa Catarina, mas foi em Curitiba, capital do Paraná, que se tornou mais conhecida pela dedicação à saúde pública. Já na medicina, trabalhou em diversos hospitais do município e recebeu menções especiais e títulos de cidadã honorária.

Sua experiência a levou a coordenar, em 1980, uma grande campanha de vacinação para combater a primeira epidemia de poliomielite do país, no município de União da Vitória (PR). O mesmo método foi adotado pelo Ministério da Saúde posteriormente.

A ideia de batizar a praça com o nome de Zilda Arns partiu da vereadora Simone Góis. A iniciativa foi elogiada pelo governador Déda.  “A vereadora interpretou a alma aracajuana e a gratidão do povo sergipano quando apresentou o projeto à Câmara Municipal de Aracaju para a homenagem. Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente a missionária e fiquei impressionado com o amor genuíno que ela dedicava ao próximo. Vi naquela mulher o que há de mais belo na tradição cristã: o amor ao próximo”, enfatizou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.