[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

No início da programação do VII Fórum dos Governadores do Nordeste, realizado em Maceió (AL) nesta quarta-feira, 30, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, enfatizou a importância da discussão e o aprofundamento dos métodos de prevenção contra a dengue, visando eliminar o risco epidêmico em alguns estados e, sobretudo, antecipar as ações para prevenir a expansão da doença em 2009. O evento reúne, no hotel Rits Lagoa da Anta, os nove governadores nordestinos, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, dentre outros representantes do Governo Federal e instituições governamentais e organizações não-governamentais.

"Todos os estados vão querer relatar os seus esforços de atendimento e prevenção à doença, além de querer discutir com o ministro da Saúde diversas ações estratégicas e novos instrumentos para a retomada da normalidade onde há epidemia. Nosso grande desafio, além de eliminar os atuais focos da doença, é nos preparar para que a epidemia não ocorra novamente em 2009", afirmou o governador.

Segundo Déda, é importante intensificar em todo o Brasil a ação preventiva do Governo Federal, dos governos estaduais e dos municípios para evitar um surto epidêmico no próximo verão, além de buscar identificar cientificamente o real motivo do atual surto. "Isto exige uma decisão política muito clara e o estímulo à participação cidadã de todos os moradores das cidades, já que essa é uma situação que exige engajamento de todos os brasileiros. A dengue precisa ser combatida de forma dedicada e sem qualquer espécie de arrefecimento", pontuou o governador.

Sudene

Em relação à posse do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que também será realizada em Maceió na tarde desta quarta-feira, o governador afirmou que alimenta uma expectativa positiva para o novo papel do órgão na atual conjuntura de crescimento econômico da região.

"Esperamos que seja dispensado um tratamento adequado a todos os estados e que a Sudene aja como a grande agência do desenvolvimento regional. Além disso, esperamos que todos os governadores nordestinos tenham direito a voz e acesso a recursos que viabilizem o desenvolvimento econômico e social dos respectivos estados. A Sudene aberta e atuando em função estratégica deve entender que quanto mais carente o Estado nordestino, mais importante ele é na definição de políticas estratégicas", afrmou Déda.

Homenagem

No ato solene de abertura, o governador anfitrião, Teotônio Vilela Filho, deu as boas vindas a todos os presentes e fez, inicialmente, uma homenagem ao governador Marcelo Déda, citando um sergipano que teve um papel histórico no desenvolvimento da cidade de Maceió.

"Oferecemos a você, Marcelo Déda, a todos os sergipanos que aqui estão, a mesma acolhida que oferecemos ao ilustre Firmino de Vasconcelos, um sergipano, farmacêutico e intelectual, prefeito de Maceió por três gestões, que batizou como Avenida da Paz a primeira avenida à beira-mar da nossa capital, nos idos de 1919. Ele homenageou o espírito de paz alcançado após a I Guerra Mundial e teve um papel fundamental no desenvolvimento da nossa capital", declarou o governador de Alagoas.

O governador Marcelo Déda está acompanhado da primeira-dama, Eliane Aquino, dos secretários de Estado da Fazenda, Nilson Lima, da Saúde, Rogério Carvalho, do Meio Ambiente, Márcio Macêdo, de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, e do representante do escritório de representação de Sergipe em Brasília, Pedro Lopes.

O evento também conta com a participação da representante do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), Marie-Pierre Porrie, e do secretário especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vanucchi, que farão exposições durante o encontro de governadores.

É esperada a participação do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, na programação desenvolvida no período da tarde, durante a I Reunião e Posse do Conselho Deliberativo da Sudene.

Confira toda a programação do evento

8h30min – Recepção aos Participantes do VII Fórum dos Governadores do Nordeste
 
9h – Sessão de Abertura do VII Fórum dos Governadores do Nordeste – Exmo. Senhor Teotonio Vilela Filho – Governador do Estado de Alagoas

9h20min – Primeira Exposição: Situação da Dengue no Brasil e no Nordeste
Expositor: Exmo. Senhor José Gomes Temporão – Ministro de Estado da Saúde
Debate entre governadores
 
10h – Discussão de propostas de emendas uniformes ao texto da PEC sobre reforma tributária
Exmo. Senhor Teotonio Vilela Filho – Governador do Estado de Alagoas
Debates entre governadores
 
10h30min – Segunda Exposição: Apresentação da Agenda Social
Expositor: Senhor Paulo Vannuchi – Secretário Especial dos Direitos Humanos
Debate entre os governadores
Assinatura do Termo de Adesão ao Compromisso pela Erradicação do Subregistro Civil de Nascimento.
Assinatura do Termo de Adesão ao Compromisso Nacional pela Inclusão das Pessoas com Deficiência.
Assinatura do Termo de Adesão ao Compromisso Nacional pela Redução da Violência contra Crianças e Adolescentes.
 
11h30min – Terceira Exposição: Pacto Nacional – Um Mundo para a Criança e Adolescente do Semi-Árido
Expositor: Senhora Marie-Pierre Porie – Representante da UNICEF para o Brasil
Experiências bem sucedidas no Estado de Sergipe – Exmo. Senhor Marcelo Deda Chagas – Governador
Experiências bem sucedidas no Estado do Ceará – Exmo. Senhor Cid Ferreira Gomes – Governador
Debates entre governadores

12h20min – Apresentação da ‘Carta de Maceió’
 
12h40min – Encerramento das atividades do VII Fórum dos Governadores do Nordeste

12h50min – Entrevista coletiva

13h15min – Almoço
 
14h30min – Recepção aos participantes da I Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene
 
15h – Entrega da Comenda Marechal Floriano Peixoto ao Exmo. Senhor Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva
 
15h30min – Seção de Instalação e Posse do Conselho Deliberativo da Sudene
– Exmo. Senhor Geddel Vieira Lima – Ministro de Estado da Integração Nacional
– Exmo. Senhor Paulo Fontana – Superintendente da Sudene
 
16h – Posse dos Membros do Conselho Deliberativo da Sudene
 
17h – Falas Institucionais
 
17h30min –  Encerramento da Solenidade de Instalação e posse do Conselho Deliberativo da Sudene
– Exmo. Senhor Teotonio Vilela Filho – Governador do Estado de Alagoas
– Exmo. Senhor Luiz Inácio Lula da Silva – Presidente da República do Brasil
 
18h – Entrevista coletiva
 
18h30min – Encerramento das atividades

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.