[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Difundir os conhecimentos na área de Tecnologia da Informação (TI) para atender as carências do mercado sergipano. Foi com esse objetivo que o Parque Tecnológico de Sergipe (SergipeTec), com apoio do governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), promoveu diversos cursos nos mais diversos campos da Tecnologia da Informação. As capacitações contribuíram para a formação de mais de 300 jovens.

Em 2008 foram realizados cursos de Teste de Software, Java I, MPS-BR, Gestão de Requisitos (Optimize), Qualidade e Melhoria em Processos de Software e Desenvolvimento Ágil, esse último voltado para o conhecimento das ferramentas ágeis da IBM.  Sergipe também teve expressiva participação na 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Informática no mês de fevereiro, ocasião em que 101 estudantes sergipanos receberam premiação e colocaram o Estado em 3º lugar.

Promovido em parceria entre Sedetec, Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese) e Associação das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro) e realizado de forma gratuita para estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio de escolas públicas estaduais, o curso técnico de programador Java formou 22 jovens no último mês de setembro.  Selecionados pelas melhores notas em matemática, física e inglês, 42 jovens participaram do curso, sendo que entre os 22 concludentes, oito foram previamente selecionados para assumir vagas de estágio em uma grande empresa de informática de Sergipe.

Para o aluno do 3º ano do ensino médio Gabriel Morison, 16, que conquistou o primeiro lugar na classificação geral do curso de Programação em Java, foi gratificante participar da iniciativa. ‘Gosto muito dessa área e já tenho planos de trabalhar com desenvolvimento de sistemas, agora quero aprender outras linguagens de programação e também vou prestar vestibular para Ciência da Computação na Universidade Federal de Sergipe’, disse Gabriel, que é estudante da unidade Aracaju do Centro Educacional de Educação Tecnológica (Cefet).

‘O curso tem um nível muito bom, tanto por parte dos professores, quanto dos alunos que se empenharam bastante. Meu objetivo agora é concluir o curso técnico de informática, que é realmente a minha área, e depois ingressar em um curso superior para seguir carreira como programador’, afirmou o estudante Rodrigo Fontes Cruz, aluno do Cefet do município de Lagarto que foi premiado com a medalha de prata, pelo segundo lugar na classificação geral. A unidade de Lagarto foi a instituição que inscreveu o maior número de alunos, todos aprovados no curso que foi realizado no período de junho a setembro de 2008.

Novos programas

Além dos cursos realizados foi finalizado neste mês de dezembro o Programa Students to Business desenvolvido pela Microsoft e operacionalizado pelos Centros de Inovação e por instituições de ensino parceiras. Realizado desde setembro do ano passado com a participação de 500 pessoas, o programa formou 30 participantes com treinamento e capacitação em tecnologia Microsoft específica, a fim de atender as demandas do mercado de desenvolvimento de software e de infra-estrutura de Tecnologia da Informação. ‘O programa teve como principal objetivo desenvolver nos estudantes e profissionais, competências e habilidades em áreas específicas de TI, aproximando-os do mercado de trabalho’, explica Marcus Dratovsky, gestor de TI do SergipeTec.

Também nesse mês de dezembro foi iniciado um curso de Capacitação Profissional em Java para 44 participantes com carga horária de 160 horas. ‘Além desse, estão em andamento mais três cursos de lógica de programação para alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Informática nas categorias Ouro e Mérito, sendo uma turma de 20 alunos, iniciação I e duas turmas de 21 alunos, iniciação II’, ressalta a diretora de Tecnologia do SergipeTec, Ângela Souza.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.