[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O terceiro e último módulo do curso sobre segurança alimentar e nutricional foi encerrado na tarde desta quarta-feira, 28, no município de Brejo Grande.  O evento contou com a presença de 27 participantes, entre eles agricultores familiares, representantes da Pastoral da terra, alunos e professores da rede pública estadual e municipal. O curso é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), através do Mídia Jovem, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e a prefeitura de Brejo Grande.

“Esse curso buscou atender a uma solicitação da comunidade local após uma abordagem feita pelos técnicos da Emdagro sobre agroecologia ao Mídia Jovem”, disse Angélica Freitas, coordenadora do curso e nutricionista da Emdagro. Segundo a nutricionista, o desafio maior será colocar em prática as ações que foram apresentadas e discutidas durante os três módulos do curso, o qual proporcionou mais uma ferramenta que contribua para o desenvolvimento sustentável do município.

Outro ponto importante foi a relação entre segurança alimentar e o meio ambiente, uma vez que se torna possível produzir alimentos de forma sustentável sem a aplicação de venenos e adubos químicos. Nesse sentido, o tema permitiu uma orientação sobre a construção coletiva do planejamento de ações a serem trabalhadas nas diversas localidades do município, principalmente com foco voltado para a segurança alimentar e nutricional.

“Foi importante porque oportunizou a integração de poder público estadual e municipal, organização não governamental, sociedade urbana e rural para discutir o tema, aprofundando conceitos e construindo conhecimentos importantes para subsidiar políticas públicas voltadas para a segurança alimentar e nutricional”, afirmou a coordenadora do curso.

Para a diretora pedagógica da Secretaria de Educação de Brejo Grande, Arioswalda Souza, os conhecimentos passados estão em sintonia com os projetos desenvolvidos pela prefeitura. “O curso foi muito bom porque os assuntos discutidos, como segurança alimentar e educação ambiental, vão coincidir com um projeto que será desenvolvido pela Secretaria dentro do município”, disse.

Questionado sobre a importância do curso, Fernando Santana, presidente do Conselho de Educação local, foi enfático. “A Emdagro está de parabéns pela realização desse curso”, frisou.

Já na visão da aluna do Mída Jovem, Celiane dos Santos Lima, um curso como esse tem que ser apresentado a outras pessoas. “No início eu ainda não entendia direito o que iria acontecer, mas fui observando e achei importante porque eu já tinha alguma experiência com aproveitamento de alimentos. Neste curso ampliei meus conhecimentos para continuar multiplicando para outras pessoas depois do curso”, afirma Celiane.

Assim como Celiane, a professora do ensino infantil, Nilzete Maria dos Santos, também aproveitou os conhecimentos passados. “Sempre observava a maneira como as merendeiras preparavam os alimentos e achava estranho o desperdício, mas ficava calada. Com esse curso, percebi que estava certa e agora vou percorrer as escolas do município para orientar como se deve fazer para aproveitar melhor os alimentos”, conclui ela.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.