[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O bairro Industrial está sendo cenário de um curso inédito e promissor em Aracaju: Guia de Turismo Mirim. Num país onde o turismo é a área que mais cresce, a Prefeitura de Aracaju, de forma visionária, lança o curso para crianças e adolescentes, na faixa etária entre 10 e 16 anos. A iniciativa está integrada ao Projeto de Trabalho Técnico Social, desenvolvido pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), em parceria, com a Secretaria de Planejamento (Seplan) e Caixa Econômica Federal.

Para atender melhor o turista que visita a cidade, o treinamento tem aulas de história, geografia, cultura e gastronomia no âmbito local e regional. O curso conta com aulas itinerantes e exibição de vídeos, que somadas às aulas teóricas, têm carga horária de 120 horas, distribuídas em seis semanas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no colégio Alcebíades Villas Boas, bairro Industrial. A previsão era de 20 alunos por turma, mas a intensa procura contribui para o aumento no número de vagas.

As aulas estão sendo ministradas pelo turismólogo, formado pela Faculdade Integrada Ahembi Morumbi (FIAM) de São Paulo e professor da Faculdade de Sergipe (FASE), Genival Ferreira da Silva. “Fiz uma pesquisa exclusiva sobre o bairro Industrial, contendo toda a história e sua importância para Aracaju. Mais adiante, vamos fazer um city tour pelo bairro e outros pontos turísticos, para que as crianças se sintam turistas e percebam as necessidades de se ter um guia”, explica.

“É a primeira vez na história política e turística de Aracaju que se capacita e oportuniza mão-de-obra para o setor turístico. É de grande proveito para os jovens, porque não ficam ociosos e para a sociedade, pois valoriza o que temos de melhor, plantando e exercitando cidadania em cada aluno”, analisa Genival Silva.

Para o presidente da Fundat, Edson Freire Caetano, a revitalização da orla do bairro Industrial proporcionou a geração de emprego e renda em várias áreas, todas agregadas ao desenvolvimento de Aracaju. “Este curso é especial, porque são crianças e adolescentes que serão os primeiros guias turísticos com qualificação profissional a atuarem efetivamente na cidade”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.