CONHEÇA NOSSA LOJA!
Curso de leitura em braille promovido pela biblioteca municipal acaba amanhã

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante cerca de dois meses 26 cidadãos participaram de aulas gratuitas sobre a leitura e a escrita no Sistema Braille. O acesso a esse conhecimento foi garantido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), por meio da Biblioteca Municipal Clodomir Silva. Os participantes recebem certificado de conclusão do curso amanhã, dia 4, durante a festa marcada para às 15h na instituição municipal.

O curso está em sua segunda edição, sendo uma das atividades mais solicitadas pela comunidade. “A procura está sendo enorme. E o que desperta as pessoas é a curiosidade, a identificação com o tema e a vontade de ampliar o conhecimento”, destaca Francisco Luiz, professor do curso e coordenador do setor de Braille da biblioteca municipal.

Os participantes foram distribuídos em quatro turmas, sendo duas no período da manhã e duas à tarde, voltadas para pessoas não portadoras da deficiência visual. Mais do que um conhecimento diferenciado, eles adquiriram noções básicas que motivam sua relação com os portadores de deficiência. Uma lição de inclusão social. “Eles aprenderam a ler e escrever no Sistema Braille. Além disso, tiveram aulas teóricas sobre a vida e a teoria do francês Louis Braille, quando o sistema chegou ao Brasil, entre outros assuntos”, ressalta o professor.

O curso foi iniciado dia 14 de abril e teve uma duração total de 30 horas-aula. “Pude perceber que as pessoas assimilaram o conteúdo com uma rapidez até admirável e estão se identificando mais com essa temática”, comemora Francisco, que é portador de deficiência visual.

Setor de Braille
Na nova biblioteca municipal, inaugurada ano passado pela Prefeitura de Aracaju, há um espaço específico para livros e documentos adaptados ao método criado por Louis Braille. O Setor de Braille da Clodomir Silva é mais uma atuação da administração municipal em favor da comunidade portadora de deficiência visual, criando as condições de acesso amplo à cultura e ao conhecimento.

Diversificado, o acervo é formado por 300 obras. São livros didáticos, atlas geográficos, romance e literatura em geral. O Setor de Braille está aberto para visitação pública, consulta de material e é voltado para a comunidade em geral. A biblioteca municipal funciona no horário das 8 às 22 horas e está localizada na rua Santa Catarina, 314, bairro Siqueira Campos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados