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Terá início na próxima segunda-feira, 4, no auditório Lourival Batista do Tribunal de Contas de Sergipe, a partir das 8h, o curso de aperfeiçoamento para o processo seletivo e consultivo para a escolha dos futuros diretores de escolas. O curso terá uma carga horária de 80h, sendo 60h de aulas presenciais e 20h de aula à distância. As inscrições dos professores que pretendem ser diretores escolares terminaram na última terça-feira, 29, e os candidatos têm até às 17h desta quarta-feira, 30, para entregar a documentação que está em fase de validação.

De acordo com o coordenador estadual do processo, Jânio Batista, as aulas serão ministradas de 4 a 8 de novembro, no auditório do Tribunal de Contas do Estado. De 18 a 20 de novembro o curso ocorrerá no Centro de Qualificação Profissional, quando os participantes vão elaborar um Plano de Gestão.

Foram ofertadas 360 vagas, sendo 210 para a DEA e 150 para a DRE-8, e registradas  260 inscrições. O candidato ao cargo de diretor participará inicialmente de um processo seletivo que consiste em Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Educacional. Sendo aprovado, o candidato passa para a segunda etapa que é a legitimação do seu nome perante a comunidade escolar, cujo procedimento de eleição será realizado nas unidades de ensino da DEA e DRE-8.

Para participar do processo, o candidato tem que ser integrante da Carreira do Magistério, ter cumprido três anos de estágio probatório, não ter sofrido sanção em virtude de processo administrativo disciplinar nos últimos três anos anteriores à data do pleito, não ter condenação em processo criminal, cuja sentença tenha sido transitada em julgado e está adimplente com as prestações de contas referentes aos recursos financeiros repassados pela Seed e pelo MEC/FNDE.

Curso

O Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Escolar tem a finalidade de promover a formação do candidato em um conjunto de conhecimentos e competências profissionais relacionadas à gestão das unidades de ensino. Os participantes serão avaliados por meio de frequência; atividades e/ou testes de conhecimentos e competências; e elaboração individual do Plano de Gestão para o período referente ao mandato pretendido, entregue em três vias à Comissão Estadual. Para ser aprovado, o candidato tem que ter uma frequência de 80%, média mínima de 6,0 e nota mínima de 6,0.

O processo consultivo para a escolha do candidato para a função de confiança de diretor escolar será realizado pela comunidade escolar nas unidades de ensino de Aracaju e da Grande Aracaju, por meio de eleições diretas em escrutínio secreto, as quais devem ser convocadas por edital específico para este fim.

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