[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Crianças e adolescentes que viviam em situação de trabalho infantil, risco e vulnerabilidade social e que, depois de ingressar nos programas sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) se destacam socialmente na arte teatral, prestaram uma homenagem especial aos idosos do Grupo de Convivência do Castelo Branco, numa iniciativa para comemorar o 27 de setembro, data dedicada ao Dia Nacional do Idoso. Estas crianças e adolescentes, inseridos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), executado pela Prefeitura Municipal de Aracaju por meio de Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), fizeram uma apresentação teatral com tema voltado para a necessidade de preservar o meio ambiente.

É por meio da jornada ampliada do Peti que este grupo tem a oportunidade de exercer a cidadania e obter conhecimentos. O grupo de atores mirins é formado por nove crianças e adolescentes com idade entre 8 e 14 anos, que protagonizaram a peça teatral ‘Amigo Rio´, numa demonstração de carinho e respeito aos idosos, que fazem parte do Grupo de Convivência da Terceira Idade atendido pela Semasc no bairro Castelo Branco. O texto se inspira na preservação do meio ambiente e a importância da água para a natureza. As crianças mostraram muita criatividade em cena e, no final da programação, os idosos aplaudiram a dedicação do grupo.

O momento foi marcado por alegria e integração social no Instituto Lourival Fontes, no Castelo Branco, onde a peça foi encenada. O grupo não escondeu a emoção por se apresentar para os idosos. Feliz por homenagear os idosos em seu dia especial, Bruna Rosa da Conceição Moura, 8, representou o Sol na peça teatral ‘ Amigo Rio’. “Gosto muito dessa peça teatral e tudo que aprendo no Peti”, resume. “Antes de entrar nesse programa eu ficava em casa brincando e assistindo TV, agora tenho oportunidade de aprender a dançar, pintar e outras coisas que aprendo no Peti”, relata. Da mesma forma frisa Davi Nascimento de Deus, 10 anos. “É muito bom participar dessa peça teatral. Eu gosto das atividades desenvolvidas do Peti”, afirma.

Em palco, as crianças e os adolescentes vivenciaram verdadeiro espetáculo artístico, no qual o artista principal foi o talento, deixando o público emocionado. “Realmente eles demonstram ser crianças inteligentes que têm talento para prosseguir na carreira artística. Acredito que é só dar uma oportunidade que eles ingressam em seus objetivos”, observa Ivone dos Santos, 66 anos, satisfeita com a homenagem do grupo. Para Auxiliadora Meneses, 62 anos, a homenagem foi um presente que ela recebeu no Dia do Idoso. “Estou muito feliz por estar aqui assistindo a peça teatral dessas crianças. Esse presente que recebemos hoje agradeço a toda equipe responsável. Hoje eu percebi que essas crianças têm muito talento, sobretudo que eles aprendem no Peti”, comenta.

“Estou muito emocionada com essa bela apresentação que acabei de assistir. Realmente eles possuem um talento espetacular para o teatro. Espero rever essa peça teatral outras vezes”, comenta Neuza Soares, 61. Narradora da peça teatral, Brenda da Conceição Moura, 11, afirma que o momento é muito importante. “A peça Amigo Rio é muito importante, pois além de demonstramos o nosso talento para a sociedade, estamos ensinando como preservar a natureza”, diz.

A educadora social Luciana Colombo Santos revela que a peça foi montada a partir de temas transversais discutidos com o grupo durante a jornada ampliada do Peti. “Nossa parte foi mostrar para eles a questão da integração e da socialização com pessoas da comunidade para que, a partir dessa idéia, eles possam despertar o ato criativo e o conhecimento da temática da peça teatral”, comenta. “Esse trabalho resgata a cidadania, os direitos e deveres do cidadão”, analisa.

A peça teatral foi construída através de fotos, recortes de jornais e revistas e informações sobre o meio ambiente. Durante o período da montagem, as crianças foram orientadas pelos educadores sociais da Semasc, formada pela equipe multidisciplinar composta por Ana Lúcia Macedo, Luciana Colombo, Sheila Maria Macedo, Danielle Pereira Santana e o voluntário Leonardo Dornelles. “Com esse trabalho, essas crianças conseguem mostrar para a sociedade que são capazes, que têm potencial e são valorizadas”, observa a educadora social, Ana Lúcia Macedo. “A nossa proposta não é ficar limitado. É levar esse excelente trabalho para as escolas, bairros, para a comunidade, associações de moradores, fazendo assim, a divulgação desse trabalho. A importância fundamental é o valor de cada componente da peça teatral”, destaca.

Conheça o elenco:

Henrique da Conceição, 12, representando o Pássaro
Elaine Vieira, 13, a Sonoplasta
Davi Nascimento de Deus, 10, o Papagaio
Rafael Henrique, 10, o Poluidor
Maxuel Silva, 11 anos, representando o Rio
Brenda da Conceição Moura, 11, a Narradora
Bruna Rosa da Conceição Moura, 8, o Sol
Tatiana Santos, representando a Natureza
Crislayne Fernanda, 10, a Árvore[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.