CONHEÇA NOSSA LOJA!
Crianças do Ensino Infantil participam de Gincana da Cidadania

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com o objetivo de formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, a Escola Municipal de Ensino Infantil Maria Clara Machado, localizada no bairro Santos Dumont, desenvolveu na manhã de hoje, dia 1º, a I Gincana da Cidadania. Visando exercitar aspectos da cidadania, o projeto que foi desenvolvido em sala de aula durante todo mês de setembro tem a finalidade de intensificar a determinação política das crianças, o orgulho, a nacionalidade, a conservação do bem comum, a elevação da auto-estima, o respeito e a dignidade.

Segundo a coordenadora da Unidade de Ensino, Leila Argôllo, as atividades desenvolvidas integrou professores e alunos com trabalhos artísticos na área da música e fantasia. “É muito importante para as crianças ter a oportunidade de praticar no cotidiano da escola, ações de cidadania”, afirmou.

Com os sub-temas higiene pessoal, prevenção de acidentes, amigos, boas maneiras, o bem comum (conservação do ambiente escolar) dentre outros temas, as crianças confeccionaram maquetes, cartazes, painel coletivo sobre boas ações no trânsito, participaram de apresentação de peças teatrais, ilustração de fábulas, identificação das letras do alfabeto, pesquisas em jornais e revistas para recorte e colagem de letras que formam os termos usados para as boas maneiras, além de brincadeiras como capoeira e corrida de colher.

Uma das atividades que deixou os pequeninos atentos e com uma torcida organizada para os professores foi a Tarefa Surpresa para a categoria de professores. No decorrer de uma música que tocava, os educadores produziam cartazes relacionados ao tema em questão. “Minha tia Elizabeth fez o melhor desenho, está muito colorido e bonito”, ressaltou o pequenino Vandercleiton dos Santos, 6 anos. O cartaz escolhido pelos próprios alunos foi o da tia Elizabeth que abordou a questão da mistura de raças e cores dos alunos dentro do ambiente escolar, sem a existência de preconceitos e discriminação.

A coordenadora da escola ressaltou que os professores desempenham papel importante participando das atividades desenvolvidas na Gincana. “É importante o professor ser inserido e se integrar com os alunos”, disse Leila.

Para encerrar as atividades da manhã, Leila Argôllo desenvolveu também com os alunos uma Tarefa Surpresa, que consistiu em estimular a imaginação e criatividade das crianças. Ao observarem os desenhos os alunos criavam e contavam histórias baseadas nas figuras que viam.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados