[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc) comemorou a Páscoa em alto estilo, com confraternizações entre crianças, adolescentes e idosos assistidos pelos programas sociais executados pela Prefeitura Municipal de Aracaju. As comemorações alusivas à Páscoa foram descentralizadas e cada Centro de Referência da Assistência Social preparou uma atividade diferente como forma de proporcionar alegria e uma maior integração.

O clima de festa e alegria das crianças e adolescentes assistidos pelo Peti tomou conta do Centro de Referência da Assistência Social Terezinha Meira localizado no bairro Veneza. Durante toda a semana passada os próprios participantes, com a ajuda dos educadores sociais do centro confeccionaram as lembranças em forma de coelhos, que foram distribuídas entre eles mesmos durante a festa. Parta a educadora social Adinalda Barbosa Guimarães o mais importante é trazer alegria para os participantes, além de transmitir para as crianças e adolescentes o real significado da Páscoa, contar através de histórias o motivo pelo qual é comemorado todo ano está data. “O nosso objetivo é trazer alegria para essas crianças, e graças a Deus estamos conseguindo, além de fazer com que eles entendam o real significado dessa comemoração, que é a renovação da vida, através da ressurreição de Cristo”, disse.

Para Priscila Lima, 15 anos, que confessa ser a primeira vez que tem oportunidade de participar de uma festa em comemoração à Páscoa, este é um momento muito feliz em sua vida. “Gostei muito de participar da festa. A partir de hoje sempre vou respeitar a Páscoa”, afirma a adolescente. No semblante de cada um dos participantes das comemorações era visível a felicidade. “Fui pego de supressa, não sabia da festa. É muito bom não passar em branco, além de ter um dia diferente dos outros”, disse Thiago Cardoso dos Reis, 14 anos.

O clima também foi de alegria no Centro de Referência Dom Luciano Cabral Duarte localizado no Conjunto João Paulo II, no bairro Industrial. A educadora social Larissa Santana Santos informou que, durante a semana que antecedeu a data, as crianças e adolescentes se dedicaram a confecção das lembranças e também ao ensaio do coral com a música do Alecrim e também aos ensaios da peça teatral da Paixão de Cristo, apresentada na tarde festiva. Todas as atividades ocorrerem dentro da própria sala de aula. “A festa foi maravilhosa, os meninos ficaram muito ansiosos, pelo fato de não terem oportunidade de comemorar em casa ou de ganhar chocolate, o que torna ainda mais gratificante o nosso trabalho. A nossa missão é trazer alegria para essas crianças e adolescentes”, diz emocionada Larissa Santana.

Já no Centro de Referência da Mulher professora Núbia Marquês as idosas assistiram ao filme Maria Mãe de Jesus Cristo, dirigido por Moacyr Góes. De acordo com a diretora do Centro, Maria Auxiliadora Oliveira, a escolha do filme não foi aleatória. Maria das Graças Santos, de 55 anos, que faz parte do grupo de senhoras assistidas pelo centro não esconde a satisfação em participar das atividades que comemoraram a Páscoa. “É maravilhoso o filme, a gente lembra o nascimento de Jesus. Aqui nós temos direito ao lazer, a assistente social que nos preenche um vazio. Se não fosse isso, estaríamos em casa dormindo”, comenta.

Após a exibição do filme, com direito a pipoca, houve um breve debate sobre o filme com uma reflexão sobre o significado da páscoa. “Alem de refletir sobre o filme o debate serve também como um exercício de memória para nossas idosas”, destacou ainda a assistente social e diretora do Centro.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.