[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Coordenação de Vigilância Sanitária Municipal (Covisa) esteve reunida na tarde da última sexta-feira, dia 27, com representantes de uma rede de supermercados para abordar algumas irregularidades diagnosticadas pela fiscalização municipal. São problemas que comprometem a segurança dos produtos e dos serviços ofertados aos consumidores, podendo comprometer a saúde.

De acordo com o coordenador da Covisa, Pádua Pombo, os principais problemas pontuados na reunião se referiram à Higienização das lojas; Conservação e armazenamento dos produtos que necessitam de refrigeração; Controle integrado de pragas urbanas; Validade de produtos a granel; Destinação adequada de produtos variados e fora do prazo de validade e Capacitação de recursos humanos.

“Temos priorizado ações de caráter educativo, com foco na orientação visando o cumprimento das Boas Práticas, que assegurem qualidade e segurança dos produtos disponibilizados pela empresa”, salienta Pádua Pombo. Ele explica que o papel institucional da VISA é regular as atividades de interesse à saúde do cidadão, através da inspeção, monitoramento, análise de produtos, sempre visando a garantia da comercialização de produtos e serviços de qualidade e com segurança.

“Adotamos a construção de um processo onde a responsabilidade sanitária e solidária seja um instrumento norteador da relação com o setor regulado. Porém, como foi dito na reunião, não abriremos mão do uso da legislação na aplicação de sanções caso se faça necessário, para assegurar o direito do usuário de adquirir e consumir produtos com qualidade e segurança”, disse.

Considerando proveitosa a reunião, Pádua reconhece, por parte dos dirigentes do supermercado, total interesse em colaborar com o trabalho da Covisa. “Afinal de contas, a empresa também é responsável pela garantia do cumprimento das normas sanitárias e na proteção da saúde do cidadão”, adverte.

Os dirigentes do supermercado se comprometeram em levar para o alto escalão da empresa as questões e irregularidades apontadas pela Covisa. Inclusive, a Vigilância Municipal sugeriu a implementação de uma política permanente de capacitação e sensibilização do corpo de funcionários da empresa, abordando desde normas básicas de higiene, até mesmo no que se refere à relação com os consumidores.

Pádua finalizou dizendo que espera o comprometimento, que até agora vem sendo assumido, por parte dos dirigentes da empresa para que se corrijam, em tempo hábil, as questões apontadas pelos técnicos, inclusive, oferecendo o apoio da Covisa na capacitação dos funcionários.

Participaram da reunião além do coordenador da Covisa, Pádua Pombo, Sr. Minervino Dória e Sr. João Barroso, representantes do supermercado e técnicos da área de alimentos da Covisa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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