CONHEÇA NOSSA LOJA!
Coordenadores participam do I Encontro de Formação Profissional dos programas ‘Se Liga’ e ‘Acelera’

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Coordenadores de Diretorias Regionais de Educação (DREs) estão participando nesta quarta-feira, 31, do I Encontro de Formação Profissional dos programas ‘Se Liga’ e ‘Acelera’. O evento está sendo realizado no Centro de Qualificação Profissional (CQP) e ocorre até esta quinta-feira, 1º.

De acordo com a coordenadora estadual dos programas, professora Áurea Sérgia Oliveira Prado, o objetivo é dar uma formação aos coordenadores regionais sobre as ações que estão sendo desenvolvidas em sala de aula, juntamente com os supervisores e professores. Durante os dois dias de encontro, eles vão avaliar os resultados do rendimento escolar dos alunos, focados na leitura e na escrita.

“No Brasil, ainda temos uma distorção idade/série muito grande. Os alunos estão saindo do ensino fundamental sem condições de dar continuidade aos estudos por falta da leitura e escrita. Queremos corrigir esse aspecto, formar o aluno de maneira que ele tenha condição de garantir o seu futuro, ser independente e que possa viver de forma digna. Trabalhamos a autoestima e a formação intelectual do aluno”, disse.

Segundo Áurea, os coordenadores que estão participando do evento irão repassar os resultados do encontro para os supervisores e professores em suas DREs. “Vamos trabalhar as especificidades de cada regional, vendo as dificuldades de gerenciamento dos programas em cada local”, explicou.

Alfabetização

As participantes do encontro destacaram a importância dos programas para a alfabetização dos alunos. “Esta é uma oportunidade única que os nossos alunos têm. Através desses programas, eles têm a oportunidade tanto de ser alfabetizados, quanto de pular de série, mas com qualidade”, disse a coordenadora dos programas em Simão Dias, Maria Sandra Abreu Santana.

Já a assessora dos programas ‘Se Liga’ e ‘Acelera’, Noirete Rocha, destacou que os estudantes têm melhorias em sua autoestima. “Esse encontro é para alinhamento das ações na visão do que podemos melhorar para os alunos. Os programas promovem o resgate da autoestima desses alunos, que muitas vezes são esquecidos. Vamos dar a essas crianças a oportunidade de serem alfabetizadas e desenvolver as suas potencialidades”, afirmou.

A coordenadora dos programas na Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), professora Ana Carmem, também elogiou a formação dos alunos através do ‘Se Liga’ e ‘Acelera’. “O objetivo é colaborar para o desenvolvimento da educação, dar uma alavancada na questão da distorção idade/série, proporcionando aos alunos a oportunidade para que eles alcancem as séries na sua idade adequada, com qualidade”, disse Carmem.

Se Liga e Acelera

Os programas ‘Se Liga’ e ‘Acelera’ visam beneficiar os alunos de 9 a 14 anos com distorçao idade/série. Promovidos através de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Instituto Ayrton Senna, os programas atendem atualmente a 4.780 alunos em todo o estado.

O ‘Se Liga’ tem como objetivo alfabetizar os estudantes matriculados no ensino regular, mas que ainda não sabem ler e escrever. Já o ‘Acelera’ visa justamente corrigir a distorção idade/série, acelerando o ensino-aprendizagem dos alunos que estão atrasados em sua série. As aulas começaram no mês de julho e prosseguirão até o fim do ano.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados