[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Mais qualidade e agilidade no atendimento. Estes são os objetivos que a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde, pretende alcançar com o projeto de transformar duas unidades no Complexo Municipal de Saúde Augusto Franco. Até o próximo ano, a comunidade do conjunto Augusto Franco e região irão ganhar 28 novos consultórios, além do pronto atendimento 24 horas.
O prédio do antigo centro de saúde Dr. Augusto Franco, hoje Centro de Especialidades Augusto Franco, será reformado e duplicará sua capacidade de atendimento, passando de 13 para 25 consultórios, incluindo uma sala para pequenos procedimentos cirúrgicos.
O PA 24 h, depois de reformado, irá realizar procedimentos de urgência 24 horas por dia. O atendimento básico que hoje é prestado dentro do PA, no horário comercial, passará a ser feito na área onde funcionava a lavanderia do prédio. No local serão construídas três novas salas.
A Farolândia é uma das áreas mais populosas da capital, o que demanda uma maior capacidade de atendimento. Só a atenção básica, que hoje funciona com nove médicos, realiza uma média de 200 atendimentos por dia. No mês de setembro foram 27.500 consultas e exames. A diretora do PA 24 horas, Nedite Correia Lessa, disse que, desde que foram operadas as mudanças na forma de atendimento, a marcação de exames e a terceirização dos laboratórios, o diagnóstico melhorou e o fluxo na unidade também. “Essa melhora no processo de trabalho é sentida por mim, pelos médicos e pela população. Quando cada coisa funcionar no seu devido lugar e pudermos preparar a unidade melhor, fisicamente, aí é que vamos sentir mesmo as mudanças”, afirma ela. Nedite recebeu do Conselho Popular do conjunto um certificado pelo trabalho que exerce na direção. Ela está a três anos respondendo pelo PA.
O Centro de Especialidades tem hoje 40 médicos entre otorrinos, cardiologistas, neurologistas, dermatologistas e outros. De julho até agora, 14 novos profissionais foram contratados, inclusive em especialidades nunca antes oferecidas pelo Sistema Único de Saúde como endocrinologista, reumatologista e nefrologista. Depois da duplicação serão contratados mais dez novos médicos. As consultas são marcadas nas unidades de saúde da família, através da internet. O centro atende hoje uma média de 150 pessoas por dia. Em setembro foram 15.315 atendimentos entre consultas, pequenos procedimentos cirúrgicos (extração de unhas, retirada de tumor e sinais) e exames oftalmológicos e eletrocardiogramas.
A diretora do Centro de Especialidades, Ortência Bezerra Cavalcanti, disse que depois da mudança no regime de marcação o trabalho ficou melhor porque acabou com a interferência de políticos. “Como a consulta só pode ser marcada nas unidades onde a pessoa é atendida pelo clínico ou pediatra, eles não têm mais como vir para a porta com os carros carregados de pacientes”, esclarece.
O CE do Augusto Franco é também unidade de referência no tratamento de doenças mentais, sendo uma das três unidades municipais que tem os remédios para epilépticos. “Dificilmente tem faltado medicamentos, além de estarmos atendendo melhor aos doentes que precisam de acompanhamento sistemático, como é o caso dos diabéticos”.
A Farolândia será o primeiro bairro de Aracaju a contar com um complexo de saúde com essa estrutura. A licitação da obra já está encaminhada e a reforma deverá começar até janeiro do próximo ano. Serão investidos cerca de R$ 150 mil. Na semana passada, técnicos da Empresa Municipal de Obras Urbanização já estiveram no local para fazer as últimas medidas. As propostas deverão ser abertas ainda este mês.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.