[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Concurso Público para Professor, ocorrido na manhã de ontem (dia 28) foi realizado com êxito. De acordo com o secretário municipal de Educação, Ruy Belém, o processo seletivo foi efetuado dentro da normalidade. “Percorri diversos locais de realização das provas e observei a máxima tranqüilidade”, afirmou, ao ressaltar a seriedade do Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (Ipad), responsável pela organização do concurso.
O secretário municipal de Administração, José Oliveira Júnior, que também visitou os locais de realização das provas, avaliou com muita satisfação o resultado do processo seletivo. “Estou particularmente feliz com o altíssimo índice de participação e o baixíssimo número de ocorrências do concurso, que foram todas resolvidas pela equipe organizadora do concurso”, afirmou, ao
parabenizar a comissão da prefeitura e ao Ipad pelo êxito das atividades.
Ele disse que a iniciativa de realizar o concurso para professor por parte da Prefeitura de Aracaju foi de muito sucesso, porque a administração municipal está conseguindo colocar em prática um feito de mais de 15 anos. O secretário Oliveira Júnior revelou que como está previsto no edital, as secretarias de Educação e Administração irão realizar o desdobramento do trabalho até a admissão final do concurso. “Nós pretendemos, se tudo der certo, admitir simultaneamente todos os 350 aprovados”, observou.
A presidente da comissão do concurso em Aracaju, Ivanete Santos Bonfim, reafirmou o que foi dito pelos secretários de Educação e de Administração, ao comentar que houve o registro somente de algumas ocorrências com relação a candidatos que portavam os documentos necessários para efetuar o concurso, mas que os seus nomes não constavam na lista dos locais para onde eles se dirigiram. “Todos esses problemas foram sanados e os candidatos puderam fazer o concurso numa sala especial”, frisou.
Segundo Ivanete, as próximas etapas do concurso acontecem a partir de hoje, com o início do processo de apresentação de recurso por parte dos candidatos que quiserem reclamar em relação as questões das provas. Para tanto, hoje (dia 29) e amanhã (dia 30), haverá no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), duas funcionárias do Ipad para prestar todos os esclarecimentos e orientações necessários.
Ela informou ainda que após a análise dos recursos, que se dará até o próximo dia 08 de maio, será efetuada a divulgação definitiva dos gabaritos. “Essa divulgação se dará no dia 09”, informou, ao acrescentar que no dia 11 será divulgado o resultado da prova escrita.
Conforme a coordenadora, haverá ainda a etapa de avaliação de títulos, que ocorrerá de 21 a 24 de maio, a divulgação do gabarito da avaliação de títulos, que será efetuado no dia 28 do próximo mês e a fase de recursos, que se dará de 29 a 31 de maio. Ao finalizar, Ivanete disse que o resultado final do concurso será divulgado no dia 07 de junho.
A diretora do Ipad, Ana Lúcia Moraes, disse que o processo seletivo do concurso transcorreu bem. Ela informou que o concurso gerou muita expectativa em função, inclusive, do significativo número de candidatos. “Nós tivemos cargos com um número muito grande de concorrentes por vaga, a exemplo do Professor de Nível I, com formação em 2º grau, onde foram registrados 133.5 candidatos por vaga”, relatou, ao acrescentar que no total, o concurso gerou uma relação candidato/vaga na ordem de 45.1, considerado muito alto para a categoria.
Segundo Ana Lúcia, a maior concorrência foi entre os professores de ensino fundamental e educação infantil com formação em nível médio (antigo professor primário), onde foi registrado cerca de nove mil inscritos. As áreas menos concorridas foram Arte/Educação e Matemática, com respectivamente 8.4 e 8.6 candidatos por vaga.
O candidato Givaldo Gonçalves, 31 anos, que prestou concurso para a área de História, disse que achou a prova relativamente fácil, porque foram questões relacionadas com a prática do professor no dia a dia da sala de aula e ele não encontrou dificuldade para responder. “Tive algumas dúvidas somente nas questões da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), mas mesmo assim acredito que fiz uma boa prova”, informou.
Professor de História da rede particular de ensino, Givaldo disse que se inscreveu no concurso porque além do município dar uma segurança a mais para o seu servidor, o professor da rede municipal pode efetuar um trabalho bastante diferenciado do que é desenvolvido na rede particular. “Às vezes na rede particular de ensino, nós encontramos alguns bloqueios por parte da
administração da escola, o que nos deixa impossibilitados de desenvolver um trabalho proveitoso, dentro das idealizações que fizemos quando saímos da universidade”, avaliou.
Ao concluir, Givaldo elogiou a promoção do concurso por parte da Prefeitura de Aracaju e a organização do processo seletivo.

Números do concurso

Professor I – Normal (Pedagógico) – 8.951 inscritos – 133.5 candidatos por vaga

Professor I – Licenciatura Plena em Pedagogia – 2.558 inscritos – 38.1
candidatos por vaga

Português – 868 inscritos – 25.5 candidatos por vaga

Educação Física – 742 inscritos – 61.8 candidatos por vaga

História – 595 inscritos – 27 candidatos por vaga

Ciências – 576 inscritos – 18 candidatos por vaga

Geografia – 562 inscritos – 23.4 candidatos por vaga

Matemática – 439 inscritos – 8.6 candidatos por vaga

Inglês – 347 inscritos – 15 candidatos por vaga

Arte/Educação – 135 inscritos – 8.4 candidatos por vaga

Francês – 26 inscritos – 13 candidatos por vaga

Total de inscritos – 15.799 – 45.1 candidatos por vaga[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.