[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na tarde do último sábado, dia 28, a comunidade do bairro Santa Maria teve um grande motivo para comemorar. O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, entregou oficialmente a unidade de saúde da família Prefeito Celso Augusto Daniel, que vai beneficiar cerca de 15 mil pessoas. A obra está localizada no conjunto Padre Pedro e foi concretizada pela prefeitura, através da SMS – Secretaria Municipal de Saúde – e da Emurb – Empresa Municipal de Obras e Urbanização.
O novo posto, que vai funcionar a partir de hoje, dia 30, era uma antiga reivindicação dos moradores da área e foi solicitado durante as duas conferências municipais de saúde, realizadas no bairro ano passado, assim como nas reuniões do Orçamento Participativo.
A solenidade de inauguração foi iniciada com rompimento da fita, simbolizando abertura do posto ao público em geral. Em seguida, o prefeito, juntamente com seu pai, Manoel Celestino; o secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho; os presidentes de associações de moradores Vera Lúcia Sousa (Associação Maria do Carmo Alves), Gilberto Pinheiro de Oliveira (Associação Padre Pedro) e Aguinaldo Brito dos Santos (Associação Nova Aliança), descerrou a placa.
O conselheiro do Orçamento Participativo, Frei Cristiano, leu um trecho do evangelho e benzeu o prédio. “Temos que ter a preocupação com os mais necessitados. A luta por este posto foi grande, mas valeu muito a pena”, disse satisfeito. Após a benção, o prefeito Marcelo Déda, acompanhado de todas as autoridades presentes e da população em geral visitou as instalações da nova unidade de saúde.
Em seu discurso, Déda falou da satisfação de entregar o posto à comunidade e do esforço realizado por toda a equipe da prefeitura. “É com muita alegria que estamos aqui para realizar mais este sonho da comunidade. A prefeitura sozinha não tem condições de resolver todos os problemas, mas estamos e vamos continuar fazendo tudo o que pudermos para garantir educação e saúde para o povo deste bairro”, afirmou. “Estamos entregando o prédio, que garante condições dignas de trabalho, mas o essencial são as pessoas que vão trabalhar nele para prestar um atendimento de qualidade ao povo”, completou.
O secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho, informou que as famílias do Santa Maria serão recadastradas e as equipes do PSF – Programa de Saúde da Família – vão ser redistribuídas. “Cada grupo será responsável por uma quantidade menor de pessoas, o que vai assegurar a melhoria na qualidade do serviço prestado à comunidade”, garantiu. Rogério disse ainda que o Santa Maria é o bairro com maior número de solicitações ao SAMU – Serviço de Atendimento Municipal de Urgência -, implantado pela administração atual, com cerca de 700 chamadas mensais. O secretário aproveitou a oportunidade para pedir que a população não passe trotes para o SAMU. “Enquanto alguém passa um trote, uma outra pessoa pode estar realmente precisando do serviço para viver”, disse.
As palavras de Déda e do secretário Rogério Carvalho foram reforçadas pelo vice-prefeito, Edvaldo Nogueira. “Estamos mostrando o nosso compromisso de atender às necessidades do povo, principalmente dos mais carentes”, afirmou.
O líder comunitário Gilberto Pinheiro de Oliveira, presidente da Associação de Moradores do Conjunto Padre Pedro, falou em nome de toda a comunidade. “Uma das maiores dificuldades do nosso bairro é a questão da saúde. Queremos parabenizar a prefeitura pelo compromisso assumido e cumprido”, ressaltou.
Logo após a inauguração da nova unidade, a festa continuou com o show realizado pela banda Razão de Viver.
Também estiveram presentes à inauguração a primeira dama de Aracaju e diretora executiva da ONG Missão Criança, Eliane Aquino; os secretários municipais Márcio Macedo (Participação Popular) e Pedro Lopes (Governo); o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari; a diretora de saúde do município, Mônica Sampaio; o líder do prefeito na Câmara, vereador Emanuel Nascimento; representantes da Associação das Mulheres e Amigas da Terra Dura e delegados do Orçamento Participativo, além de centenas de pessoas do bairro Santa Maria.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.