[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As comunidades dos conjuntos Médici e Jardim Baiano começaram a fazer parte do roteiro do Programa de Coleta Seletiva de Lixo a partir de hoje, dia 1º, sempre às segundas-feiras, às 8 horas. O programa é desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos –, em parceria com a Care – Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju – e a colaboração da comunidade.
No dia 22 de março, o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, juntamente com a equipe da Assessoria de Planejamento da empresa e representantes da comunidade, esteve reunido na Associação de Moradores do Conjunto Médici e juntos traçaram estratégias para execução do programa na localidade. A expectativa era de que uma tonelada de material reciclável fosse recolhida inicialmente.
A reunião definiu o grau de envolvimento de cada uma das partes – Emsurb, Care e comunidade – para a implantação do programa, que possui o lado ambiental, impedindo a contaminação de mananciais, e inclui o lado social, com a retirada de catadores de lixo do aterro sanitário controlado, localizado no bairro Santa Maria, gerando renda para essas famílias através da coleta e separação do lixo reciclável na cooperativa.
Osvaldo Nascimento ressaltou o compromisso da Emsurb e do prefeito Marcelo Déda em desenvolver trabalhos junto à comunidade no sentido de promover parcerias em benefício da população. “A Coleta Seletiva faz parte de um programa bastante amplo, que incentiva a participação da comunidade nas ações de preservação ambiental. Começamos com os cursos de Educação Ambiental, que são um instrumento de conscientização e multiplicação dos princípios ambientais. Através dos cursos abrimos espaço nas comunidades para o desenvolvimento de projetos voltados para o bem-estar da população e preservação do Meio Ambiente”, explica.
A expansão do Programa de Coleta Seletiva é importante para consolidar o sistema integrado de limpeza urbana em Aracaju. Para Nascimento, “o objetivo principal do programa é reduzir o volume de resíduos que chegam ao aterro controlado, no bairro Santa Maria”.
No dia 27 do mês passado, uma outra reunião aconteceu na Associação de Moradores do Conjunto Sol Nascente, com o objetivo de definir as estratégias de implantação do Programa de Coleta Seletiva nos conjuntos Sol Nascente, JK e Santa Lúcia. A previsão é de que a partir do dia 6 de abril o programa seja iniciado nessas localidades.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.