[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As eleições para escolha dos novos membros dos Conselhos Tutelares de Aracaju, realizadas no dia 29, ocorreram em clima de festa, caracterizando um verdadeiro show de democracia para assegurar o sistema de garantias dos direitos de crianças e adolescentes da capital sergipana. As eleições foram conduzidas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), que assegurou toda a infra-estrutura para realização do pleito eleitoral.

Com o processo eleitoral, o quadro de conselheiros dos Primeiro e Quarto Distritos foi renovado e ainda foi composto o mais novo Conselho Tutelar: o do Terceiro Distrito. Concorreram ao pleito 64 candidatos, sendo que apenas 30 foram classificados, uma vez que cada Conselho Tutelar é formado por cinco membros titulares e cinco suplentes. A atual administração municipal proporcionou uma maior dinâmica ao realizar a eleição direta para a escolha dos conselheiros, que terão mandato de três anos, envolvendo a população das áreas de atuação dos respectivos conselhos.

Segundo uma revisão feita pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE -, estão cadastrados 203.270 eleitores nas áreas de atuação dos quatro distritos, mas apenas 4.873 eleitores compareceram aos respectivos locais de votação, numa proporção de cerca de 2,4% do total que estavam aptos a votar.

No Primeiro Distrito, as eleições foram realizadas no Centro Social Antônio Valença Rollemberg, na avenida Canal 4, s/nº, no conjunto Augusto Franco, onde foram instaladas 11 urnas. Votaram ali moradores dos bairros Inácio Barbosa, São Conrado, Aeroporto, Farolândia, Coroa do Meio, Atalaia e Santa Maria, totalizando um colégio de 63.926 eleitores, mas apenas 1.377 compareceu ao local de votação. Neste Distrito não foram computados votos nulos nem brancos.

Para o Terceiro Distrito, que envolve os bairros Luzia, Grageru, Salgado Filho, Treze de Julho, Pereira Lobo, Suissa, Cirurgia, Getúlio Vargas, Centro e São José, as eleições ocorreram no Centro Educacional Freitas Brandão, localizado à avenida Edésio Vieira de Melo, bairro Suissa, onde foram instaladas 14 urnas. Naquela região há 86.385 eleitores cadastrados pelo TRE, mas somente 1.821 votaram. Ali foram computados 1.703 votos brancos e 1.350 votos nulos.

Para o Quarto Distrito, que engloba os bairros Porto Dantas, Santo Antônio, 18 do Forte, Palestina, Cidade Nova e Industrial, as eleições ocorreram na Sociedade Eunice Wearver de Aracaju, localizada na avenida Simeão Sobral, 1075, bairro Santo Antônio, onde foram instaladas 10 urnas. Naqueles bairros há um contingente de 52.959 eleitores cadastrados, mas apenas 1.675 votaram. Houve 1.031 votos brancos e 2.004 votos nulos.

A contagem dos votos foi iniciada logo após o pleito eleitoral numa estrutura específica montada pelo TRE no Centro de Referência da Assistência Social à Criança, ao Adolescente e à Família Professor Gonçalo Rollemberg Leite, localizado à rua Alagoas, 2051. Todo o processo foi acompanhado de perto pelo Ministério Público. “O resultado oficial da eleição está previsto para ser divulgado no dia 4 de junho, com publicação em jornal de ampla circulação”, informa a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Glícia Salmeron. “Vamos aguardar o prazo legal para ver se haverá ou não impugnações”.

No dia 30 de julho, acontecerá a posse dos conselheiros eleitos do 3º e 4º Distritos e, no dia 12 de novembro, será a posse dos conselheiros eleitos para o 1º Distrito.

Confira o resultado parcial das eleições, cuja relação apresenta os dez candidatos mais votados em cada distrito

Primeiro Distrito

José Edinaldo dos Santos – 742 votos
Maria de Jesus Conceição Pinto – 630 votos
Conceição Jeane Magalhães Silva – 605 votos
Karine Cruz Moura de Oliveira – 556 votos
Jadna Felix Serafim – 511 votos
Lenier Silva Santos – 413 votos
Osman de Jesus Torres – 357 votos
Magna de Sousa Silva Mendonça – 348 votos
Alexandra Silva Barros – 310 votos
Edivania Santos Gonçalves Pitanga – 310 votos

Terceiro Distrito

Sheila Vieira de Lara – 495 votos
Jacqueline de Cerqueira Freitas de Lima – 492 votos
Michele da Conceição Costa Cunha – 443 votos
Jerônimo da Silva Sérgio – 434 votos
Sheyla Andréia dos Santos – 431 votos
Ingrid Catarina Soledade Calasans – 422 votos
Lena Maria dos Santos – 409 votos
Naldicelma Silva Costa – 396 votos
Natália de Menezes Aragão – 396 votos
Valdênia Constâncio Dias – 395 votos

Quarto Distrito

Madnaldo Santos – 654 votos
Lícia dos Santos Vieira – 646 votos
Jamilande Alves Silva – 641 votos
Ligia de Souza Rabelo – 534 votos
Manoel D. Almeida Neto – 489 votos
Marcos Antônio Cruz – 113 votos
Vânia Carvalho Dantas de Oliveira – 285 votos
Andréa Moreira Batista – 259 votos
Cristiane Santos dos Anjos – 253 votos
Antônio Paulo de Souza – 250 votos[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.