CONHEÇA NOSSA LOJA!
Colégios da rede estadual dispõem de monitoramentos por câmeras

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Mais uma escola da rede estadual passou a contar com um sistema de segurança monitorado por câmera. Desta vez é o Centro Experimental Ministro Marco Maciel, que dispõe desse novo sistema. Ao todo são 16 câmeras que captam imagens 24 horas por dia, tanto na parte interna quanto na parte externa da escola. Com a inclusão do Marco Maciel, agora são nove o número de escolas estaduais com sistema de segurança eletrônica.

“Esse monitoramento por câmera proporciona uma segurança a mais para o aluno e colabora para evitar a depredação do patrimônio público. Foi fruto de um consenso entre equipe diretiva e professores”, informou o professor Elton Mota, diretor do Centro de Excelência Marco Maciel.

Elton explicou que as câmeras estão espalhadas por todas as dependências da escola, sendo duas na entrada, três na área externa e nove distribuídas no interior do prédio. “Além do monitoramento por câmeras, dispomos também de monitoramento por rádio que traz agilidade na resolução de problemas que possam surgir”, concluiu o diretor.

Um grande aliado

Para o professor de informática Jorgeval de Almeida, a utilização desse sistema de câmeras pode ser um grande aliado para o educador. “Mais do que fiscalizar e punir, esse sistema de monitoramento pode gerar reflexões, uma vez que o aluno tem a oportunidade de vê o erro que cometeu refletir sobre esse ato e mudar de conduta. Serve também para o inverso, isto é, divulgar ações positivas praticadas pelos alunos na escola”, disse o professor.

Os alunos também aprovaram o novo sistema, que tem evitado aglomerações nos corredores, diminuindo assim ruídos que incomodavam alunos e professores nas salas de aulas. “Hoje não vemos mais os colegas fora de sala de aula fazendo barulho e temos mais segurança em deixar nossos livros e mochilas nas carteiras sem medo que ocorram pequenos furtos”, observou o aluno.

Escolas da rede monitoradas por câmeras

Além do Marco Maciel são monitoradas por câmara os colégios estaduais Barão de Mauá, João Alves Filho, Presidente Costa e Silva, Professor Arício Fortes, Professor Gonçalo Rollemberg Leite, Senador José Alves do Nascimento, Vitória de Santa Maria e Atheneu Sergipense.

No Colégio Estadual Atheneu Sergipense esse recurso já é utilizado desde 2010. Segundo o secretário da escola, professor Reginaldo Rodrigues, essa iniciativa teve muitos aspectos positivos.  “Percebemos uma diminuição de 90% dos pequenos furtos dentro da escola. Brigas entre alunos deixaram de ocorrer e o patrimônio da escola está sendo preservado. Causou realmente uma transformação na mentalidade de nossos alunos”, revelou o secretário.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados