[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Ter sempre no carro ou na bolsa um guarda-chuva é uma forma de não ficar molhado por ser pego de surpresa pelas frequentes pancadas de chuvas que cairão por todo o estado até a próxima quarta-feira, dia 4 de maio. De acordo com o Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Cemese/Semarh), desta quinta-feira até o próximo dia 4 de maio, um soma total de 168 horas, o volume de chuvas deverá ter um acumulado de 50 a 80 milímetros ao longo do dia, bem acima da média que é de 50 milímetros.

Segundo o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, as chuvas que retornaram na madrugada desta quinta-feira, 28, foram trazidas por ocorrência de dois tipos de sistemas climáticos distintos: o da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), vindo pela Costa do Nordeste e o do Sistema Frontal, que é frente fria com passagem do recôncavo baiano e estacionando em Sergipe.

Ele revela que após a quarta-feira, dia 4, as chuvas somente deverão voltar a cair novamente com maior intensidade a partir do dia 13 de maio. “Até a próxima quarta-feira o tempo permanecerá instável em algumas regiões do estado. As chuvas com maior índice de precipitação estão previstas para ocorrer nas regiões Sul, Centro Sul de Sergipe e do litoral” , destaca.

Picos

As chuvas que cairão em todo o estado terão maior freqüência de precipitação nos horários da madrugada, matinal, final da tarde e no início da noite. Segundo a meteorologia, são nesses espaços de tempo onde os picos mais elevados de precipitação serão recorrentes.

De acordo com leitura de dados do satélite do tempo e clima, a maior incidência acumulada para esse período chuvoso está apontada para as regiões do Sul: municípios como Boquim, Pedrinhas, Riachão do Dantas, Santa Luzia, Estância, Indiaroba, Lagarto, e  parte do Agreste Central. Aracaju também receberá um maior acumulado vindo pelo litoral.

Em algumas localidades do Sul e Sudeste, as chuvas trarão ventos com variáveis entre 20 a 28 km/h. As temperaturas  no litoral estarão numa perspectiva de máxima entre 29º a 30º e a mínima de 20º a 22º.

O Sertão estará mais fresco: máxima de 29º e a mínima de 20 graus. O período da noite tende a baixar bruscamente.

Nesta sexta-feira, 29, as chuvas oscilarão o seu volume do Agreste ao Sul do estado. O volume esperado para todo o dia é entre 10 a 50 milímetros, sendo do Agreste para o Sertão de 10 a 05 milímetros.

Já no sábado, as regiões Sul, Centro Sul e Litoral o acumulado de precipitação está previsto para 10 a 50 milímetros. Espalhando-se para o Agreste – cidades como Graccho Cardoso e Itabi – o acumulado previsto é de 10 a 50 milímetros. Chuva fraca na região com entrada para o Sertão.

No domingo haverá uma redução pro litoral, Sul e Centro Sul.  O céu deverá está aberto, com sol. Já pra o Sertão, a previsão é de chuvas moderadas, sendo de volume baixo, atingindo de 2 a 10 milímetros.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.