CONHEÇA NOSSA LOJA!
Centro de Referência em Saúde do Trabalhador comemora um ano de atividades

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) comemora hoje, dia 28, data lembrada internacionalmente como o Dia em Memória dos Trabalhadores vitimados por acidentes e doenças ocupacionais, um ano de atividades. Em alusão ao dia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) preparou uma programação especial para a próxima terça-feira, dia 2 de maio, com oficinas e palestras abordando o assunto.

Conforme explica o coordenador do Cerest, João de Deus Gomes da Silva, a programação, nesse primeiro momento, estará embasada na necessidade de implantação e implementação do acolhimento em saúde do trabalhador nas unidades definidas como sentinelas, para notificação dos acidentes e agravos relacionados à saúde do trabalhador. João de Deus ressalta que Aracaju foi escolhida pelo Ministério da Saúde para ser o município piloto para implantação dos protocolos clínicos em Saúde do trabalhador. Tema que será, inclusive, abordado durante as mesas temáticas pelo coordenador Nacional do Programa de Saúde do Trabalhador, Marco Antônio Gomes Perez.

O evento acontece durante toda a terça-feira no Sindicato dos Eletricistas de Sergipe (Sinergia), localizado na rua I, 207, Loteamento Rio Poxim (próximo ao espaço Emes). Outros temas como “Avanços e Desafios na Gestão de um Ano de Cerest” e “Do Direito à Saúde do Trabalhador” irão compor as atividades previstas para tarde e que estarão abertas ao público em geral. Já durante a manhã, a programação conta com uma Oficina de Sensibilização da rede sentinela, que será destinada a supervisores e gerentes das unidades sentinelas e Vigilância Sanitária.

“A proposta dessa oficina é definir dentro de Sistema Único de Saúde (SUS) uma rede sentinela, formada por várias unidades, que possibilite a assistência à saúde do trabalhador e a notificação dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho”, explica João de Deus.

Dia 28 de abril

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou o 28 de abril como o Dia Oficial da Segurança e Saúde nos locais de trabalho. O movimento começou no Canadá e espalhou-se por diversos países organizados por sindicatos, federações, confederações locais e internacionais. Em maio do ano passado, foi instituído no Brasil o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a ser celebrado no mesmo dia, 28 de abril.

Segundo estimativas da OIT, ocorrem anualmente no mundo, cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho, além de aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. Dos trabalhadores mortos, 22 mil são crianças, vítimas do trabalho infantil. Ainda segundo a OIT, todos os dias morrem, em média, 5 mil trabalhadores devido a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil os números mostram que cerca de 3 mil trabalhadores morrem anualmente, o equivalente a uma morte a cada duas horas de trabalho; outros 300 mil se acidentam, algo em torno de três acidentes a cada minuto trabalhado.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados