[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O cenógrafo e figurinista Ronald Teixeira está em Aracaju até o próximo dia 04 de novembro para ministrar a ‘Oficina de Cenografia’, realizada pela Funarte em parceria com a Secult e apoio do Sebrae e Senac.

Um grupo de artistas sergipanos está tendo o privilégio de adquirir conhecimento sobre o universo do teatro com um dos mais renomados e premiados profissionais da área no país.

Segundo Ronald, a experiência está sendo muito proveitosa. “Para mim, poder tratar desse tema para a comunidade de artistas sergipanos é uma oportunidade incrível, pois cada um tem uma experiência única e traz consigo uma bagagem muito singular. Essa oficina será um momento para que eles possam olhar para si e para o outro”, destacou.

O cenógrafo e figurinista carioca recebeu, em 2011, o prêmio mais importante de cenografia do mundo, o The Golden Triga, durante a mostra Quadrienal de Praga. Ele leciona na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e foi responsável pela cenografia de importantes produções teatrais do país.

Pela primeira vez em Aracaju, Ronald afirma que se sente muito feliz pelo convite e em pode passar sua experiência para os artistas sergipanos.

“Espero que esse encontro promovido pela Secult possa formar novos pares da cultura em Sergipe e agradeço muito pelo convite para tomar parte desse momento”, afirmou.

Para o secretário adjunto de Cultura do Estado, Marcelo Rangel, é um prazer muito grande para Sergipe receber o Ronald Teixeira, pelo seu renome no cenário nacional e internacional e pela contribuição que dará para o aprimoramento do universo das artes cênicas em Sergipe.

“O Ronald é uma pessoa sensível e que tem uma preocupação muito grande com a cultura do nosso país. Isso só tem a enriquecer ainda mais o teatro sergipano”, completou.

Parcerias

Essa é a terceira oficina de uma série de quatro que fazem parte do Programa Nacional de Oficinas, uma realização da Fundação Nacional de Artes (Funarte) que, em Sergipe, são promovidas em parceria com a Secult e apoio do Sebrae e Senac. As ações atendem a reivindicações da classe artística e estão inseridas dentro do projeto macro da Secult, denominado ‘Sergipe em Cena’.

“A realização dessas oficinas estão ocorrendo graças, não só aos esforços da Secult e da secretária Eloísa Galdino, mas também graças à Funarte, ao Sebrae e ao Senac. Nós estamos somando esforços para mostrar a importância da cultura para o desenvolvimento dos nossos artistas e de toda uma cadeia que está envolvida nesse processo”,  ressaltou o secretário Marcelo Rangel.

Ele afirmou ainda que essas parcerias vêm desde o Birô Cultural e se repete agora com o projeto ‘Sergipe em Cena’, da Secult.

Betânia Souza, consultora de Cultura e Economia Criativa do Sebrae, também falou sobre a importância da parceria com a Secult e reforçou o compromisso da instituição com a formação e formalização dos empreendedores da cultura de Sergipe.

“Nós estamos nessa parceria com a Secult reforçando o nosso compromisso com a Economia Criativa e a ideia é ampliar nossa atuação em 2013 para outras áreas, como o audiovisual, estimulando os artistas dos diversos setores a se formalizarem”, explicou.

(Texto: Carla Sousa, jonalista da Ascom/Secult)

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.