CONHEÇA NOSSA LOJA!

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante todo o dia de ontem, terça-feira, professores da rede municipal de ensino estiveram reunidos no auditório da Fundação de Apoio à Pesquisa de Sergipe (Fapese), localizado na rua Lagarto, participando da Capacitação dos Pré-Candidatos a Coordenadores Escolares 2007. Esta é uma realização inédita, que tem como objetivo mostrar a esse professores, que pensam em se candidatar ao cargo de coordenador escolar, como funciona o sistema educacional do município, a estrutura organizacional da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e a legislação pertinente ao assunto, dentre outras situações. A eleição para coordenador está prevista para a primeira quinzena de dezembro deste ano.

O número de participantes foi bem maior que o esperado: mais de 150 pré-candidatos, que assistiram a diversas palestras, dentre elas, a do professor e administrador Jorge Luiz C. Nunes, docente da Faculdade São Luiz de França. Ele falou sobre Ética e Liderança, conversa que pôde contribuir em dois aspectos fundamentais. O primeiro deles foi a gestão escolar, pois a ética está presente na atuação profissional dos que trabalham na escola, e a liderança é fundamental para a formação de um gestor de sucesso.

Através de uma apresentação baseada em aspectos multimídias como vídeos e músicas, o professor fez uma conexão sobre a ética como caráter; e a liderança, tida como caráter em ação. Foi abordada ainda a diferença entre liderança e gerenciamento.

“As pessoas precisam perceber a importância e a responsabilidade de exercer um papel de liderança, como o de coordenador escolar. Meu objetivo é fazer com que entendam que a nossa vida é feita de escolhas e que somos responsáveis por elas”, disse Jorge Luiz.

A coordenadora de Gestão Escolar da Semed, Maria José Guimarães, ressaltou que a gestão democrática da rede municipal se efetiva na escola. “Pensamos num evento que demonstrasse o interesse dos que querem se candidatar. Durante essa capacitação estaremos dando oportunidade e conhecimento para aqueles que desejam contribuir cm o processo de gestão democrática”, comentou.

Corroborando com a opinião da coordenadora de Gestão Escolar, a secretária municipal da Educação, a professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça, lembrou que a gestão democrática é uma conquista do magistério de Aracaju e que se dá pela participação contínua. “É preciso fortalecer essa gestão e essa quantidade de pessoas aqui presentes demonstra o amadurecimento e o interesse da categoria”, ressaltou a secretária.

Para os pré-candidatos o primeiro dia de capacitação foi a oportunidade de conhecer o funcionamento da rede de ensino, tirar dúvidas e decidir sobre a viabilidade de concorrer às eleições de dezembro. A auxiliar administrativa Maria Roseli Araújo, que trabalha na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor José Antônio da Costa Melo, situada no Bairro Getúlio Vargas, falou sobre a importância do evento e por que quer ser candidata.

“Acho que posso contribuir muito com a instituição de ensino promovendo ações que ainda não foram realizadas. Para ser coordenador é preciso antes de tudo amar a sua escola e ter vontade de trabalhar por ela”, declarou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados