[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo do Estado lançou, na manhã desta quarta-feira, 28, a campanha "Todos pela Educação", cujo objetivo é realizar um amplo debate sobre a melhoria da qualidade do ensino no país. Com a campanha, o governo vai assumir o compromisso, junto com entidades privadas e organizações não-governamentais, de cumprir cinco metas básicas para que todas as crianças e jovens tenham acesso a um ensino público de qualidade até 2022.

Participaram do lançamento a primeira dama do Estado, Eliane Aquino, os secretários de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, da Cultura, Luiz Alberto dos Santos, de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Menezes, e a coordenadora-executiva do "Todos pela Educação", Priscila Cruz.

A abertura da campanha, realizada no Centro de Convenções, foi feita pelo secretário de Educação. O "Todos pela Educação" é uma mobilização nacional que envolve iniciativa privada, setores públicos e a sociedade civil. Além de Sergipe, a campanha já foi lançada no Rio Grande do Sul e na Bahia. Estavam presentes secretários municipais de Educação de Sergipe, empresários e representantes de organizações não-governamentais e do sindicato dos professores. "A educação é fundamental na vida do ser humano. É, inclusive, um instrumento de formação intelectual do indivíduo e de ampliação da cidadania", disse Lima.

Para o secretário de Educação, a campanha "Todos pela Educação" é importante na consolidação da qualidade do ensino e no desenvolvimento do país. "Os países que investiram na área educacional tiveram maior crescimento econômico e aumentaram os índices de qualidade de vida da população". Ele ressaltou a necessidade da participação de todos os setores envolvidos, com a finalidade de transformar as intenções da campanha em algo prático.

Realidade social

A primeira dama do Estado, Eliane Aquino, destacou a importância da campanha frente à realidade social. ?Essa mobilização por uma educação de qualidade é uma das formas de reduzir a exclusão social e os índices de violência?. Para Eliane, a educação deve ser uma preocupação de todos e não apenas do poder público. "Todo aluno precisa ter sucesso escolar. Para isso precisamos refletir sobre a realidade e direcionar as ações para a melhoria do ensino", falou Eliane.

Fotos: Janaína Santos/ASN

Segundo a coordenadora-executiva da campanha, Sergipe deu um passo importante para a efetivação do projeto. De acordo com ela, o envolvimento do Governo do Estado e dos secretários municipais de Educação garantem a credibilidade do "Todos pela Educação". "Isso é fundamental para a criação do Comitê Estadual. A partir deste Comitê, estaremos desenvolvendo as atividades, tendo como principal finalidade a organização dos interesses focados em uma educação de qualidade", explicou Priscila Cruz.

Durante o lançamento da campanha, a coordenadora do "Todos pela Educação" destacou os problemas enfrentados no país, como o alto índice de evasão escolar, repetência e analfabetismo. Para isso, foram definidas cinco metas básicas para que todas as crianças e jovens tenham acesso a um ensino público de qualidade até 7 de setembro de 2022, data que marca o bicentenário da Independência do Brasil.

As metas são todas as crianças e os jovens de 4 a 17 anos estarão na escola, toda criança de 8 anos saberá ler e escrever, todo aluno aprenderá o que é apropriado para sua série, todos os alunos vão concluir o Ensino Fundamental e o investimento na educação básica será garantido e bem gerido. "Nosso desafio é universalizar o acesso à educação. Precisamos incentivar a sociedade a participar desse compromisso, fazer parcerias com os meios de comunicação, criar comitês e campanhas que estimulem a participação da sociedade civil", afirmou Priscila Cruz.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.