CONHEÇA NOSSA LOJA!

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza logo mais, às 14 horas, a VI Caminhada da Prevenção. O evento será uma das grandes ações do Programa Municipal de DST/Aids alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids de 2007, que é comemorado no dia 1º de dezembro.

A concentração da caminhada será na praça da Bandeira, com destino ao Mercado Thales Ferraz. A Caminhada da Prevenção já é tradicional em Aracaju e o objetivo é mobilizar cerca de 3 mil alunos de escolas da capital e do interior do Estado.

Este ano, o slogan da campanha nacional de Luta Contra a Aids é ´Sua Atitude Tem Muita Força na Luta Contra a Aids´. Já o tema é ´O Jovem e seu Direito de Exercer sua Sexualidade e de Usar o Preservativo´.

Como este ano o tema proposto faz alusão à necessidade premente de superar as vulnerabilidades da população juvenil, sobretudo entre os jovens em idade escolar, a caminhada será mais um instrumento de extensão da educação, que ainda encontra inúmeras dificuldades no debate sobre a sexualidade e as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s).

Números

De 1987 a 2007, o município de Aracaju contabiliza 769 casos de aids notificados, sendo 567 homens e 202 mulheres. Neste ano foram notificados mais 36 casos (24 homens e 12 mulheres).

Atualmente, em Sergipe, há 1.585 casos notificados da doença, sendo 1.101 casos em pessoas do sexo masculino e 484 do sexo feminino. Em 2007, o estado contabilizou mais 81 casos, 56 em homens e 25 em mulheres.

De acordo com o coordenador do Programa Municipal de DST/Aids, José Eudes Vieira, a faixa etária que mais tem preocupado o Ministério da Saúde quanto ao aumento no número de casos de Aids, pelo menos nos últimos dez anos, é dos 20 aos 29 anos.

"Se considerarmos que o tempo médio de manifestação da doença é de oito anos, podemos entender o foco da campanha deste ano: os adolescentes", explica o coordenador.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados