[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A ação conjunta das secretarias de Estado da Saúde e da Educação levou às ruas milhares de estudantes e professores de 56 municípios sergipanos. Palestras, caminhadas, panfletagens, gincanas e apresentações culturais marcaram a Brigada Contra a Dengue, realizada nesta sexta-feira, 30, alertando a população sobre a necessidade de fazer o combate permanente ao Aedes aegypti. Além da capital, a mobilização aconteceu nas cidades de Estância, Lagarto, Itabaiana, Nossa Senhora das Dores, Propriá, Nossa Senhora da Glória, Itaporanga D’Ajuda e Nossa Senhora de Lourdes, entre outras.

O secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, participou do início das atividades na escola estadual Santos Dumont, em Aracaju. "Ainda que não atuem de forma prática na eliminação de criadouros do mosquito, as crianças e jovens podem ser agentes importantes de combate à dengue. Basta que alertem os pais e fiquem atentos a qualquer descuido que a família possa ter", afirmou o secretário, acrescentando que a diminuição de casos da doença não representa o controle da epidemia.

"Até o dia 23 de abril, o número de novos casos notificados é 80% menor que o registrado todo o mês de abril. No entanto, não podemos baixar a guarda por causa disso, inclusive porque ainda há casos de morte por suspeita de dengue. As pessoas precisam entender que esse problema requer postura vigilante durante todo o ano. Não podemos nos preocupar só com a assistência aos pacientes, pois o mais importante mesmo é combater o vetor", acrescentou Rogério Carvalho.

Segundo a chefe do Gabinete do secretário de Educação, Lindete Amorim, a SEED está realizando ações de conscientização contra a dengue. "Desde o dia 9 de abril, quando foi realizado o ‘Dia D contra a Dengue’ que a Secretaria da Educação promove ações que buscam sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar e conseqüentemente seus familiares e vizinhos sobre o assunto", disse Lindete Amorim, que ressaltou a importância da parceria com os demais órgãos do Governo e da Prefeitura de Aracaju, a exemplo da Emurb, Emsurb e Secretaria Municipal de Saúde, na luta contra o mosquito da dengue.

A pequena Cassiane Nascimento tem apenas seis anos, mas já sabe explicar com clareza alguns dos cuidados que são indispensáveis para o controle da doença. "A gente não pode deixar água parada em lugares descobertos", disse a estudante do colégio Santos Dumont. Na série em que estuda, todos os alunos fizeram trabalhos escolares sobre a dengue, material que foi exposto em cartolinas no corredor da unidade de ensino.

A Brigada acontece como ponto alto das 12 capacitações contra a dengue promovidas pela Saúde e Educação durante o mês de maio em todas as Diretorias Regionais de Ensino (DRE). "Ao todo, mais de 900 professores e estudantes foram instruídos para se tornarem multiplicadores do conhecimento em suas comunidades", frisou Cleide Pessoa, da Diretoria de Ensino de Aracaju.

Percepção

No município de Itaporanga D’Ajuda, distante 30 quilômetros da capital, aproximadamente dois mil alunos foram às ruas para alertar a população sobre o cuidado permanente contra o Aedes aegypti. A coordenadora de educação ambiental da DRE-8, Tereza Cristina Freire, destacou que desde o mês de março todas as escolas da região vêm trabalhando o tema. "Os alunos hoje têm uma percepção muito mais ampla sobre o assunto", enfatizou.

A prefeita da cidade, Maria das Graças Garcez, destacou a importância da mobilização e o apoio que o Estado tem concedido aos municípios. "Nos próximos três meses, todos os agentes comunitários, de endemias e os fiscais de vigilância sanitária de Itaporanga receberão uma gratificação em seus salários para intensificar o combate à dengue. E o Governo está colaborando com parte desse recurso", comentou Maria das Graças.

Áreas envolvidas

Em Aracaju, além do Colégio Santos Dumont, participam das ações de combate à dengue, outras escolas como: 17 de Março, Governador Valadares, Alceu Amoroso Lima, Francisco Rosa, Lucila Moraes, José Alencar Cardozo, Dom Bosco, dentre outras.

Nas cidades de Feira Nova, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Poço Redondo e Canindé do São Francisco a DRE 9 mobilizou mais de 150 alunos e professores.

Já em Propriá, a DRE 6 fará uma grande passeata partindo do Colégio Estadual Joana de Freitas Brito com direito a trem infantil.

Em Itabaiana, o Colégio Estadual Airton Teles fará uma grande concentração na praça da Matriz. Em Itaporanga D’Ajuda a DRE 8 promoverá uma grande passeata envolvendo cinco escolas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.