[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Departamento de Educação da Secretaria de Estado da Educação (SEED) inicia nesta quinta-feira, 1º, no município de Brejo Grande, uma série de seminários regionais para discutir as ações do programa Pró-Letramento. A escolha do município para receber o primeiro seminário atendeu a uma determinação do Governo do Estado em levar ações para essa localidade, que teve o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) abaixo do desejado.

A coordenadora do Programa, Ana Débora Lima França, ressalta que os seminários irão possibilitar a reflexão sobre ações que possam contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de formação continuada em rede. Conforme disse, com esses eventos, a Secretaria de Educação pretende fomentar a discussão para qualificar o professor, permitindo que os técnicos conheçam e identifiquem as expectativas do Pró-Letramento, colhendo subsídios que auxiliem na construção de uma política de formação continuada.

Esse primeiro seminário é uma ação conjunta do Departameto da Educação (DED), Diretoria Regional de Educação (DRE’6) e Secretaria de Educação de Brejo Grande.

Programação

A abertura do seminário acontece às 9h, no Colégio Estadual Luiz Garcia, com a apresentação cultural da Orquestra de Cordas do Conservatório de Música de Sergipe e o pronunciamento do secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima.

A primeira palestra deve ocorrer às 10h45min e abordará o tema ‘A Educação a Distância e a Formação do Professor’. A palestrante será a professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Lílian França. Ainda pela manhã acontecem os debates e, a partir das 14h, nova apresentação cultural com a participação do Grupo do Maracatu do Brejão.

O seminário será encerrado com um debate que acontecerá logo após a explanação do professor Itamar Freitas (UFS). Ele falará sobre ‘Formação Continuada – ferramenta para autonomia do professor e aprendizagem do aluno’.

Pró-Letramento

O Pró-Letramento é um programa de formação continuada de professores para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura, da escrita e da matemática, nas séries iniciais do ensino fundamental. É realizado pelo MEC, em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada, com adesão dos estados e municípios. Podem participar todos os professores que estão em exercício, nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas.

O programa funciona na modalidade a distância. Para isso, utiliza material impresso e vídeos e conta com atividades presenciais, que são acompanhadas por professores orientadores, também chamados tutores.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.