[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) utilizará a base cartográfica de alta resolução produzida com a coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) para reestruturar o seu sistema de atendimento a emergências (190). Nesta terça-feira, 31, a secretária de Planejamento, Lúcia Fálcon, se reuniu com o secretário de Segurança Pública, Kércio Pinto, para apresentar os mapas, que têm por finalidade fornecer uma base georreferenciada que norteará as ações de segurança.

A apresentação dos mapas foi feita pelo assessor de geoprocessamento da Seplan, Paulo José de Oliveira. Ele informou que as imagens em alta resolução foram obtidas a partir de fotos de satélite e fotogrametria – através de aeronaves. "As fotos foram tiradas no fim de 2003 e cobrem uma área de quatro mil quilômetros quadrados, ou seja, 20% do território do Estado", disse.

Segundo Oliveira, a base cartográfica, resultante do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), compreende o geoprocessamento da área denominada Pólo Costa dos Coqueirais, que abrange 13 municípios em todo o litoral sergipano – de Brejo Grande a Indiaroba, e na Grande Aracaju.

"Todas as viaturas estarão monitoradas por satélite e se basearão nesses mapas. A SSP saberá muito mais rapidamente de onde partem as chamadas e terá um tempo de resposta muito menor para atendê-las. O tempo de resposta, que hoje é em média de uma hora, poderá ser reduzido para de um a três minutos", declarou o secretário Kércio Pinto. Segundo ele, os próximos passos serão a aquisição dos softwares para implantação do sistema e treinamento de pessoal para a sua utilização.

Integração

A SSP será a primeira secretaria a utilizar a base cartográfica da Seplan. No entanto, a determinação do Governo do Estado é que todas as pastas integrem suas ações ao sistema georreferenciado.

O secretário de Estado da Infra-Estrutura, Osvaldo Nascimento, também participou da reunião, e afirmou que a Secretaria de Infra-Estrutura terá grandes benefícios com o novo sistema. "A base cartográfica servirá de referência para os mapeamentos de esgoto sanitário pela Deso e para os levantamentos de estradas do DER, entre outras ações", informou.

De acordo com a secretária do Planejamento, Lúcia Falcón, a Seplan está adquirindo novos softwares especializados para possibilitar o funcionamento do sistema e instrumentalizar as outras secretarias. "Nossa equipe fornecerá todo o treinamento necessário à utilização dos sistemas pelas outras pastas, bem como estará à disposição para auxiliar os técnicos", garantiu.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.