[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Quem vem a Sergipe não pode deixar de conhecer as praias litorâneas localizadas ao sul do Estado. E nesse roteiro, a primeira parada obrigatória é a praia da Caueira, localizada no povoado que leva o mesmo nome, na cidade de Itaporanga d’Ajuda, distante apenas 41 quilômetros da capital Aracaju. O local recebe neste final de semana a terceira etapa do projeto Verão Sergipe 2010, evento realizado pelo Governo do Estado com a apoio das prefeituras e parceiros.

Com um mar de cor escura e ondas fortes, a Caueira atrai banhistas e praticantes de esportes como surfe, body boarding e kitesurfe, ou aqueles que gostam de fazer uma simples caminhada. A paisagem de pequenas dunas e vegetação rasteira complementa as belezas naturais. A simplicidade desta região balneária, com ruas sem calçamento, grande parte das casas vazias e pouco movimento durante a semana fazem do lugar um atrativo à parte.

Procurada basicamente por veranistas em períodos de férias, a movimentação maior acontece principalmente nos finais de semana onde o calçadão da orla da praia recebe maior número de turistas. A orla possui uma arquitetura que lembra o próprio mar, seja nos formatos dos bancos ou no desenho dos quiosques e degraus em formas onduladas.

Especialidade encontrada na maior parte dos bares e restaurantes locais, os pratos preparados à base de mariscos como o catado de aratu são muito famosos por lá. Como opção de hospedagem, é comum observar na praia da Caueira casas à beira-mar com placas para alugar para os que desejam passar um período maior desfrutando da tranquilidade local. Outra opção é procurar alguma das pousadas ou chalés que o balneário oferece para hospedagem.

Como chegar

Para ir à Caueira partindo de Aracaju, basta seguir pela BR-101 no sentido sul. Pouco mais de 1,5 km após a entrada à direita para o município de Itaporanga d’Ajuda, há 29 km de Aracaju, onde está localizada a Praia da Caueira, deve-se entrar à esquerda e seguir pela rodovia estadual Humberto Mandarino, que leva o visitante até ao calçadão da praia, de frente para o mar.

Outra forma de se chegar à praia da Caueira é através de uma balsa que embarca os automóveis no atracadouro do povoado Mosqueiro, em Aracaju, e desembarca do outro lado do Rio Vaza-Barris, já na Caueira.  A travessia é uma atração a parte com boas paisagens do litoral margeado por um ecossistema de manguezais. Em fase de conclusão a ponte Jornalista Joel Silveira, facilitará ainda mais o acesso tornando a distância mais curta entre o litoral da capital e as praias do litoral Sul de Sergipe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.