[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Movidos por um sentimento de satisfação, os 20 profissionais da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) que estão descobrindo o universo das letras participaram na manhã de hoje, dia 30, de uma aula especial para celebrar o primeiro ano da implantação do Mova– Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos de Aracaju. O evento, que teve início com a apresentação do coral da Emurb, aconteceu nas dependências da unidade operacional da empresa, conhecida como “Acampamento”.

A secretária municipal de Educação, Rosangela Santana, ministrou a aula, que além dos alfabetizandos, reuniu também o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, o diretor técnico da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Wilson Santos, e diversos profissionais da empresa municipal.

A partir do tema “Vida”, a secretária motivou os servidores a compartilharem experiências pessoais. “Lembro que para assinar um documento eu tinha que melar o dedo. Agora não preciso mais disso. Hoje assino meu nome e estou muito satisfeito com isso”, revelou o servente Antônio Pinheiro, 49 anos. Ele contou que o sonho de ser capaz de entender o sentido das palavras está sendo realidade palpável desde que o Mova foi implantado. “Trabalho na Emurb há 18 anos e sempre via os presidentes da empresa e prefeitos prometendo que iam colocar uma escola aqui. Agora isso é uma realidade, estou satisfeito demais porque minha vida melhorou muito”, completou Antônio.

O servidor Juliano Santos, 44 anos, também compartilhou seu entendimento sobre a vida. “A vida é um dom de Deus. Na minha vida nunca tinha tido aula antes e agora tenho a oportunidade de aprender a ler aqui dentro mesmo do trabalho. Isso é muito importante”, enfatizou.

Com base nos relatos, a professora Rosangela Santana impulsionou os alfabetizandos a continuarem progredindo em busca do conhecimento. “Para enfrentar o que nos oprime é necessário aprender cada vez mais, pois quem mais sabe, mais defende, modifica, altera e constrói. Enquanto houver sopro de vida, aprendam”, destacou.

É com o objetivo de promover ampla transformação social em Aracaju, por meio do acesso de jovens e adultos não letrados em um universo onde a capacidade de ler e escrever seja garantida a esses cidadãos, que a administração municipal idealizou o Mova. “Alfabetizando essas pessoas estamos contribuindo para melhorar não apenas a vida pessoal delas, mas também a condição profissional. Assim é possível investir em treinamentos para esses servidores, tendo um profissional cada vez mais qualificado. Com tudo isso ganha o servidor, a empresa e a cidade”, afirmou o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari.

Para completar o clima de festa, os alunos do Mova foram brindados com “parabéns a você” e um bolo especialmente preparado para comemorar a data festiva.

As aulas do Mova-Aracaju, ministradas pela professora Lucy Guerra, acontecem de segunda a quinta-feira, no horário de 07h às 8h30. A metodologia utilizada baseia-se na educação popular do educador Paulo Freire e relaciona o conteúdo da proposta curricular ao cotidiano dos alfabetizados e às suas experiências pessoais, a partir de uma perspectiva que ultrapassa a construção do saber formal.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.