[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Duzentos e doze auditores técnicos de tributos da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) finalizaram na manhã desta sexta-feira, 30, o curso de Auto de Infração Informatizado. O treinamento foi direcionado a um grupo específico de auditores que atuam na fiscalização do trânsito no Estado. O objetivo é prepará-los para implantação do novo sistema de auto de infração, que será adotada no início do mês de abril nos Postos Fiscais e Centrais de Comandos, situados nas rodovias e fronteiras do Estado.

O novo sistema informatizado vai substituir o auto de infração manual, ainda existente em todo o Estado. A principal vantagem será dar uma maior agilidade e confiabilidade para lavrar o auto de infração, que é emitido pelos auditores no momento de apreensão de uma mercadoria ou qualquer irregularidade constatada na habitual fiscalização. 

O novo sistema informatizado vai simplificar as atividades desenvolvidas pelo Fisco nos Postos Fiscais de todo o território sergipano. “É um sistema inovador. O novo modelo adotado pela Secretaria da Fazenda vai permitir que todos os auditores emitam o auto de infração, assim como já fazem os supervisores dos postos”, esclareceu o auditor Roberto Paes, um dos instrutores do curso.

O treinamento iniciado no dia 26 de fevereiro correspondeu a uma carga horária de 136 horas de aula, divididas em 34 turmas. Além de Roberto Paes, os auditores Francisco Chagas e Eribaldo Menezes também ministraram as aulas do curso. “Acredito que depois deste longo período de treinamento todos estarão aptos para desenvolver suas funções de acordo com o novo sistema informatizado”, declarou Paes.

Finate

Outro benefício é permitir um maior controle financeiro da participação do Fundo de Incentivo à Arrecadação Tributária Estadual (Finate). Este fundo é aplicado no pagamento de vantagem pecuniária mensal concedida aos auditores e funcionários públicos da Sefaz. O Finate tem por objetivo estimular e valorizar os servidores fazendários, motivando-os a um melhor desempenho de suas funções.

O auto de infração informatizado foi desenvolvido pela Gerência de Tecnologia de Informação da Sefaz com apoio da Gerência de Trânsito. O sistema deve ser implantado nesta segunda-feira, 2 de abril.

Foto: Sílvio Araújo/Sefaz

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.