[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através das secretarias municipais de Planejamento e de Participação Popular, realizou na noite de ontem, dia 31, a 1ª Audiência Pública do Projeto Terra Dura, que faz parte do Programa Habitar/BID. Dezenas de moradores lotaram a igreja Santíssima Trindade, no bairro Santa Maria, e debateram os objetivos do projeto.
O secretário municipal de Participação Popular, Silvio Santos, abriu a reunião enfatizando o objetivo da Prefeitura de Aracaju quanto às condições de sobrevivência da comunidade do Santa Maria. “O prefeito Marcelo Déda tem como compromisso construir um lugar decente para vocês, oferecendo condições de sobrevivência para toda essa comunidade”, disse.
Silvio Santos lembrou que esse é o primeiro encontro com os moradores, mas espera que surjam muitas propostas para o projeto. “É o nosso primeiro diálogo e tenho certeza que vocês têm muito para nos ajudar”, afirmou.
A secretária municipal de Planejamento, Maria Lúcia de Oliveira Falcon, apresentou aos moradores o Programa Moradia Cidadã, no qual está inserido o Projeto Terra Dura. Ela explicou que esse programa oferecerá aos moradores do bairro, casas com as condições adequadas, escolas, creches, posto de saúde, entre outros benefícios. “Esse projeto atende à população em todos os serviços”, salientou.
Lúcia Falcon informou que a partir do próximo mês serão iniciadas as visitas nas casas. “Vamos casa por casa conhecer a realidade de cada um”, disse. Segundo a secretária, durante essas visitas será possível saber quantas pessoas estão morando em barracos, quem tem casa, mas não possui termo de posse do terreno e as condições de urbanização das ruas, coleta de lixo e rede de esgoto.
A secretária salientou que a área ambiental não será esquecida. Ela lembra que no projeto existem a construção de praças com áreas verdes, além de plantação de árvores no bairro.
Ela ressaltou ainda que o projeto não ficará restrito a um plano de urbanização, mas a geração de emprego e renda, com implantação de oficinas de trabalho no bairro. “Sabemos que aqui na Terra Dura existe um grupo muito grande de costureiras, por que não criarmos uma oficina para essas pessoas?”, indagou. “Não quero que vocês saiam do bairro”, afirmou.
A secretária informou que nos próximos meses será assinado o contrato para a construção de uma escola e de um posto de saúde modelo. Ela anunciou também que a Prefeitura de Aracaju estará implantando um escritório no Santa Maria para esclarecer as dúvidas da população quanto ao projeto. “O Programa Moradia Cidadã é prioridade no governo Marcelo Déda”, disse Lúcia Falcon.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.