[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O presidente da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos -, Osvaldo Nascimento, realizou na manhã desta quinta, dia 26, um balanço das atividades internas. De acordo com Nascimento, as principais ações da empresa foram:

Limpeza urbana – Uma das principais medidas adotadas pela Prefeitura de Aracaju foi a intensificação do serviço de limpeza de canais. Conjuntos como o Lourival Baptista, Augusto Franco, D. Pedro I, Santa Tereza e Almirante Tamandaré, os bairros América, e o canal ao longo da avenida Brasil, no bairro América, Grageru, 13 de Julho e Industrial, entre outros, receberam atenção especial da Emsurb. Durante o serviço, as equipes encontraram pneus, sofás e até cadeiras. De acordo com o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, a atuação da empresa na limpeza dos canais assim como a limpeza em terrenos baldios tem também o objetivo de evitar a proliferação de transmissores de doenças. “A limpeza urbana como um todo visa justamente o combate a esses vetores de doenças e principalmente o cuidado em evitar que materiais abandonados sirvam de criadouros de larvas de mosquitos da dengue, como pneus velhos”.
Os mutirões foram uma marca da atuação da Emsurb em 2002. Neles são concentrados os serviços de roçagem dos canteiros das praças, capinação das ruas, pintura de meio-fio, recolhimento de entulho e limpeza de canais em vários bairros da capital, assim como o Manoel Preto, Augusto Franco, Japãozinho, Anchietão, Orlando Dantas, São José e Lamarão, por exemplo.
Outros campos de atuação da Emsurb que receberam destaque durante o ano foram a limpeza contínua da avenida Augusto Franco, os trabalhos durante as festas de Carnaval, Pré-Caju, Forrócaju e Festa do Mole. Nas eleições, as equipes de limpeza estavam nas ruas recolhendo o lixo.
A Emsurb também registrou em 2002 a retirada de mais de 6.700 faixas das ruas de Aracaju. “Existem dois aspectos a serem abordados quanto a este assunto: o primeiro diz respeito à poluição visual, advertida pela Lei Municipal 1.500/89, que além de proibir a colocação em locais públicos, só permite a existência de faixas de cunho religioso, cultural ou de interesse coletivo e assim mesmo sob autorização da Emsurb. O segundo aspecto é que, além de poluir visualmente a cidade, as faixas são também responsáveis por grande parte dos acidentes, já que distraem os motoristas e, em alguns casos, encobrem sinalizações”, explicou Osvaldo Nascimento.
O programa de coleta Seletiva de lixo foi ampliado em 2002. A Emsurb fechou o ano com o recolhimento de 232 toneladas e 8 comunidades atendidas, além do recolhimento em empresas privadas e órgãos municipais.
A instalação da balança na lixeira do Santa Maria melhorou coleta de lixo na capital. O trabalho de descarte do lixo residencial em Aracaju ficou muito mais ágil, embora ainda esteja em andamento a criação de um aterro sanitário, destino mais adequado para evitar problemas a longo prazo, medida decisiva para iniciar esquemas eficientes de processamento do lixo na capital.

Parcerias – O Programa de Adoção de Logradouros Públicos, criado pela Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos –, recebeu neste ano a adesão de empresas e superou as expectativas da Emsurb: os contratos que venceram este ano foram renovados e 20 outros foram feitos.
A Campanha Praia Limpa, desenvolvida pela Emsurb, juntamente com a Funcaju e Emurb, movimentou a praia de Atalaia no início do ano, com o objetivo de despertar na população a importância para a preservação do Meio Ambiente e conservação da limpeza da cidade como um todo. A Campanha Praia Limpa distribuiu panfletos e passou orientações para a população sobre limpeza, meio ambiente, coleta seletiva de lixo e reciclagem do material coletado.
Neste mês de dezembro, a Emsurb fez a entrega dos certificados de conclusão dos cursos de Produção de Mudas Ornamentais, Hortaliças e Podação de Espécies Arbóreas em Meio Urbano e também de Arte em Papel, realizados entre os meses de novembro e dezembro deste ano, numa parceria entre a Prefeitura de Aracaju e a Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc). Os cursos, ministrados em duas etapas, fizeram parte de uma experiência para promover a ressocialização de ex-apenados, aproveitando também para promover a melhoria da capacidade profissional no mercado de trabalho, repassando técnicas para criação de alternativas de renda e inserção no mercado de trabalho.

Jardinagem – Em 2002, a Emsurb intensificou a produção de mudas de plantas para ornamentação de praças e canteiros de Aracaju, através da produção de espécies frutíferas. O objetivo da Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb, é promover uma maior arborização da cidade e diversificar as espécies. Segundo Osvaldo Nascimento, a idéia é dotar Aracaju de muito verde, com árvores ornamentais e frutíferas que tornem as ruas da capital mais humana e agradável sob o ponto de vista do bem-estar da população, “e não somente para aqueles que moram em Aracaju, mas também para os que aqui chegarem para nos visitar”, completou Nascimento. O cuidado com o Meio Ambiente tem sido um das preocupações da administração municipal.

Fiscalização – O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, tem se preocupado em evitar que terrenos abandonados sejam transformados em lixeira. A fiscalização aos terrenos baldios teve saldo positivo para a cidade. Houve uma maior conscientização dos proprietários de terrenos e da comunidade em geral, resultado que pode ser visto em muitos bairros da cidade, onde, a exemplo da Coroa do Meio, terrenos antes abandonados e cheios de mato foram murados, cercados e limpos.
A desocupação dos passeios procurou oferecer aos cidadãos a livre circulação nas calçadas, tendo como base a Lei 1.500, que disciplina a ocupação de espaços públicos. “Alcançamos bons resultados com as campanhas de conscientização que realizamos este ano”, acrescenta.
A partir de maio, a PMA passou a monitorar o acesso à lixeira localizada no bairro Santa Maria. A Guarda Municipal tem permanecido 24 horas no local. A Guarda conta ainda com o auxílio de uma viatura munida de equipamento de rádio, para contato imediato em caso de emergência.

Atividades internas – As atividades internas Emsurb tiveram como preocupação primordial levar aos servidores informações e esclarecimentos sobre saúde, cidadania e direitos perante a sociedade. A iniciativa da Semana da Mulher marcou o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. Emsurb promoveu também palestras sobre alcoolismo e convívio familiar, através dos setores de Desenvolvimento de Pessoal e as coordenadorias de Segurança e Medicina no Trabalho e Coordenadoria de Assistência Social, objetivando ajudar na socialização dos dependentes de álcool e o convívio familiar. Segundo Osvaldo Nascimento, “um dos princípios adotados pelo prefeito Marcelo Déda no início da gestão foi o de humanizar as relações de trabalho. Dentro desta proposta nos preocupamos também com a vida social e familiar dos servidores. Como o alcoolismo é um assunto presente na comunidade, a participação dos servidores ajuda na melhoria da convivência com amigos, familiares ou mesmo colegas de trabalho que sofram com o problema”.
Em 2002, a Emsurb deu prosseguimento ao programa de capacitação profissional, com a finalidade de promover uma maior qualificação aos servidores da empresa e oferecer melhores serviços nos diversos campos de atuação da Emsurb. Através da SMS – Secretaria Municipal de Saúde -, a Emsurb desenvolveu também campanhas de prevenção ao câncer de colo de útero.
Além de levar aos servidores informações e esclarecimentos sobre saúde, houve a preocupação de realizar atividades festivas de congraçamento, a exemplo do café da manhã organizado para marcar o Dia do Servidor Público. “O prefeito Marcelo Déda reconhece que o trabalho dos garis e margaridas é insalubre e vem procurando oferecer equipamentos que não só facilitem a execução do serviço, mas também equipamentos voltados para proteção do servidor, além de cursos de qualificação”. Outras atividades recreativas realizadas pela Emsurb foram a comemoração do Dia do Gari e a confraternização de final de ano

Mercados – O ano de 2002 iniciou muito bem para a comunidade do bairro América: em janeiro, o prefeito Marcelo Déda entregou o Mercado Dr. Roberto Silveira quase que na sua totalidade reformado. A obra foi iniciada em setembro do ano passado e durante este período a prefeitura realizou a reforma completa do telhado, a revisão das instalações elétricas – com substituição dos disjuntores, eletrodutos, fios lâmpadas e quadros de distribuição de energia – e hidro-sanitárias. Também foi realizada a troca das esquadrias de ferro em mau estado e pintura geral das instalações do mercado.
O maior mercado de Sergipe, o Albano Franco, localizado no Centro de Aracaju, tem recebido uma atenção especial da Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos – no que se refere à limpeza e higiene do local. A Emsurb tem intensificado o trabalho de limpeza do Mercado Albano Franco, que inclui higienização, desratização e dedetização de toda a área. “A preocupação dos consumidores e comerciantes é também a nossa preocupação”, garante o presidente da empresa, Osvaldo Nascimento, acrescentando que a Emsurb não tem poupado esforços para prestar um serviço de qualidade.
Os banheiros do Mercado Albano Franco também foram recuperados. As caixas de descarga, as torneiras e os vasos sanitários foram recuperados. Desde a conclusão da reforma um funcionário é mantido no banheiro durante todo o dia. Uma nova empresa foi contratada para realizar a manutenção da limpeza do mercado. Uma das melhorias implantadas foi o aumento do número de serventes de 36 para 54, deixando a limpeza mais ágil e eficiente.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.