[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Vinte adolescentes atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), por meio do Projeto Criança Cidadã, participarão da II Copa de Karatê-Do Fenen, promovida pela Federação dos Ensinos Particulares de Sergipe, que será realizado amanhã, sábado, a partir das 8 horas, no Complexo Desportivo do Colégio Purificação.

O Campeonato contará com a participação dos 20 adolescentes inseridos na Oficina de Karatê do Projeto Criança Cidadã, que tiveram a oportunidade de praticar o esporte a partir do momento em que foram inseridos em programas sociais da Semasc. Antes desta oportunidade, eles tinham as ruas da cidade como única alternativa de lazer, onde viviam em situação de risco e vulnerabilidade social.

O treinamento desses adolescentes para esse campeonato foi feito de forma intensiva, na avaliação do educador social José Macedo Neto, que orienta os adolescentes na Oficina de Karatê. “Treinamos três dias na semana e desenvolvendo habilidades técnicas e táticas”, comenta o instrutor. “O desempenho deles está muito bom e a chance de medalhas são muito boas já que temos atletas de destaque nacional”, analisa o educador.

A oficina de Karatê do Projeto Criança Cidadã vem descobrindo talentos na prática do esporte. Entre eles, dois atletas da Semasc se revelaram destaque nacional no ano passado, classificando-se entre os dez melhores atletas brasileiros durante o Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos, realizado em Recife, Estado de Pernambuco: José Cleiton Santos, 11, e Rodrigo Santos da Silva, 16. Ambos não perdem o entusiasmo. “Eu estou treinando muito e espero conseguir medalha, mas já estou feliz por poder participar desse campeonato”, comenta José Cleiton. “Quando entrei no Projeto eu realizei meu sonho que era praticar esporte. Agora faço Karatê e já conquistei muitas medalhas. Então, eu fico feliz de participar de mais um campeonato e de fazer parte desse Projeto que me deu oportunidade de aprender muitas coisas”, analisa o adolescente, orgulhoso.

Rodrigo Santos da Silva, 16, também se prepara com determinação para este campeonato. “O que todos querem é a vitória, mas, apesar de eu estar estreando na categoria Dadete, 16 e 17 anos, eu estou preparado para vencer já que estou treinando três dias na semana e meu pensamento está apenas para essa Copa Fenen”, revela o atleta, que também só teve acesso ao esporte após sua inserção no Projeto Criança Cidadã. “Eu sempre tive vontade de fazer karatê, mas só pude fazer quando entrei no Projeto. Antes eu trabalhava na praia vendendo DVD e não tinha nem dinheiro e nem tempo para fazer, mas agora eu faço karatê e já penso nesse esporte como uma profissão”, diz Rodrigo, com um largo sorriso.

A II Copa Fenen de Karatê será marcada pelas competições entre as categorias Mirim A, B e C, de 07 a 10 anos; Infantil, 11 e 12 anos; Infanto-Juvenil, 12 e 13 anos; Juvenil, 14 e 15 anos e Kadete, 16 e 17 anos. Além da participação desses 20 adolescentes atendidos pela Semasc, estarão participando cerca de 15 atletas matriculados em escolas particulares de Sergipe.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.