[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Que tal voltar aqueles tempos em que as famílias sentavam-se nas praças, as crianças brincavam, sorriam, comiam pipocas, enquanto os pais, sempre de olhos atentos, batiam um papo gostoso com os amigos? Os homens mais idosos levavam tábuas de xadrês ou damas e disputavam partidas intermináveis. As mulheres, com seus bordados e tricôs, conversavam, se distraiam, enquanto ensinavam novos pontos, umas às outras. De vez em quando, passava um vendedor de picolé, o jornaleiro, o vendedor de mariola, e ali, todos esperavam a hora passar. Na praça, ponto de encontro das famílias, da garotada, dos namorados.
Agora, tudo isso e muito mais já é possível novamente. Desde que a Prefeitura de Aracaju, com interveniência da Fundat/ Fundação Municipal do Trabalho, colocou em prática o projeto Freguesia, as praças Olímpio Campos e Tobias Barreto, totalmente recuperadas, encheram-se de vida.
Na Olímpio Campos, a feirinha de artesanato e comidas típicas, com barracas padronizadas, cobertas por toldos azuis, lembrando um céu do verão, funciona de terça a sábado, atendendo comercialmente aqueles que circulam no centro da cidade, ou que apenas desejam desfrutar de momentos tranquilos, observando o vai e vem das pessoas, o cantar dos pássaros.
Aos domingos, todo esse cenário muda de lugar. É levado para a praça Tobias Barreto que se transforma numa festa só. Lá, além da feira de artesanato, foi montado um espaço cultural, onde os artistas da Terra se encontram, mostram seu talento, numa perfeita integração de arte, público e natureza.
Tudo isso, graças ao projeto Freguesia, voltado para trabalhadores da área informal, visando a revitalização das feiras e da cultura sergipana. Segundo o presidente da Fundação, Antônio Carlos Mota, o projeto, implantado há um ano pela Fundat, caminha a passos largos, beneficiando do artesão à comunidade; resgatando no indivíduo o prazer de voltar às praças, fazendo dela o seu ponto de encontro e lazer.
Neste domingo, dia 28, as atrações musicais que estarão animando a Tobias Barreto têm a presença de Isabel Torres, cantora de MPB que se apresenta às 17h30. A partir das 19h30, Lito Nascimento e o grupo “Coisa Nossa”, fazem um show de músicas variadas, entre elas, o chorinho.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.