[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Estudantes, professores, pesquisadores e o público em geral terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da capital sergipana graças à exposição “Centro Histórico de Aracaju – 1911 a 1940”, que será realizada no Arquivo Público Municipal.
De acordo com o diretor do arquivo, Pedro Abelardo de Santana, essa exposição foi montada pela historiadora Naide Barboza, e é fruto de sua pesquisa que resultou no livro “Em Busca de Imagens Perdidas: centro histórico de Aracaju: 1900-1940”.
“Um período da história da capital foi estudado através do documento fotográfico, que permitiu entender as transformações que se processaram em Aracaju durante a primeira metade do século 20”, explica Abelardo, acrescentando que a área estudada se refere a três praças: Fausto Cardoso, Almirante Barroso e Olímpio Campos.
O roteiro da exposição é dividido em três módulos. O primeiro destaca o início da modernização da capital (1911-1920), que só acontece após o fim da 1ª Guerra Mundial. É na década desse conflito que Aracaju adquire a posição de centro econômico do Estado, despertando o interesse dos empresários e governantes para a aplicação de recursos na melhoria da cidade.
No segundo módulo, a exposição destaca o apogeu da modernização (1921-1930), período de muitas reformas e embelezamento das praças. Algumas das novidades daquele período foram o relógio público, o mictório e a pavimentação com paralelepípedos dos seus contornos.
Os anos de 1931-1940 estão contidos no terceiro módulo, que relata uma das fases econômicas mais difíceis de Aracaju, quando o governo Getúlio Vargas promove a diversificação agrícola do Centro-Sul do país, afetando, principalmente, a exportação de produtos nordestinos. Foi um período em que as reformas urbanas praticamente paralisaram na capital, só melhorando o quadro no final da década.
A exposição será aberta a partir do dia 1° de agosto. Os interessados em vê-la podem se dirigir diretamente ao arquivo, localizado na avenida Hermes Fontes, 399, bairro São José, ou solicitar um horário, no caso dos colégios, pelo telefone 3179-1381.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.