CONHEÇA NOSSA LOJA!
Aproximadamente 55 mil procedimentos odontológicos foram realizados pela Saúde Municipal em 2005

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]De janeiro a junho de 2005, o Programa Saúde Bucal, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atendeu aproximadamente 55 mil pessoas. Dessas, 28.459 fizeram a sua primeira visita ao consultório odontológico e 5.768 pacientes concluíram o tratamento.

Um outro dado constatado pelo programa é que nesse primeiro semestre de 2005 houve uma queda no número de extrações em relação a anos anteriores, o que comprova a eficiência dos serviços em relação aos tratamentos conservadores na população. Em 2004, de janeiro a dezembro, o programa registrou 37.517 extrações. Número que nos seis primeiros meses de 2005 apresentou uma queda de 33% em relação ao ano passado, fechando o semestre com 12.596 extrações.

Outro instrumento de fundamental importância para o programa são as campanhas educativas de procedimento coletivo, que compreendem as atividades de prevenção e educação realizadas junto às comunidades, como a aplicação de flúor e escovação supervisionada. Durante o semestre foram assistidas cerca de 2.843 pessoas.

A SMS também disponibiliza atendimentos a pacientes com necessidades especiais. Crianças menores de 3 anos têm atenção especializada no Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (CEMCA). Nesse primeiro semestre, os procedimentos de odontopediatria realizados pelo CEMCA atenderam 630 crianças, sendo que 194 delas fizeram a sua primeira consulta.

Além das atividades de odontopediatria, outros procedimentos especializados como a endodontia (canal), periodontia e cirurgia bucomaxilofacial, que são oferecidos com recursos próprios da SMS, assistiram 1.886 pessoas. Esses procedimentos são disponibilizados no Centro de Especialidades Médicas (CEMAR) do Augusto Franco.

As Unidades de Saúde da Família (USF) também oferecem, além das consultas previamente agendadas, atendimento diário de urgência odontológica. O usuário que chegar em qualquer unidade da capital, necessitando de atendimento urgente, será acolhido. Quase sete mil pessoas foram atendidas em procedimentos de urgência nesse primeiro semestre de 2005.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados